Pense na seguinte situação: você está viajando de férias no Nordeste e fica sabendo que recebeu um Pix de R$ 4 mil. Seria golpe? Alguma brincadeira de mau gosto? Afinal, dinheiro não cai do céu. Foi o que aconteceu com dona Maria do Carmo Batista, 69 anos, quando estava em Campina Grande, na Paraíba, em dezembro do ano passado.
“Eram umas quatro e meia para cinco horas da tarde, e uma pessoa passou uma mensagem de voz me falando que tinha feito um Pix e tinha caído errado na minha conta. E eu não acreditei porque podia ser golpe, né? E ele ligava e eu desligava, ligava e eu desligava. Até que uma hora eu atendi. Mas eu falei para ele que eu não sabia desse dinheiro, mas, quando eu retornasse para a cidade, eu ia ver”, disse a aposentada.
Do outro canto do país, em Goiânia (GO), estava Abraão Magayver, preocupado. “Eu fiz realmente o Pix errado. Errei o DDD. Eu ia transferir para mim mesmo, para uma outra conta e acabei colocando o DDD errado. Só fui observar depois da transação já feita. Foi meio que no automático”, explicou o homem de 26 anos que trabalha com segurança privada.
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Dias depois, dona Maria do Carmo confirmou o depósito na agência de Campina Grande. “Comprovei que o dinheiro estava realmente na minha conta. Eu falei para ele que ia devolver o dinheiro, que eu não queria dinheiro o dele, né?, contou.
E como combinado ela estava nesta sexta-feira (31) na agência da CAIXA em Taguatinga (DF), assim que chegou da viagem. “Graças a Deus, hoje está tudo resolvido. Ele falou que já confirmou o recebimento. Já está na conta dele. Eu não quero nada de ninguém, eu só quero que Deus me dá”, complementou a senhora, com sorriso no rosto.
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Questionada sobre como foi o atendimento da CAIXA nessa história toda, ela conta: “O menino me atendeu super maravilhoso. Foi muito bom, tanto lá em Campina, com a gerente de lá, quanto aqui. Maravilhoso o atendimento. Tenho conta na CAIXA desde 1900 e antigamente. A minha conta é bem antiga”, finalizou a idosa.
Quem ajudou a dona Maria do Carmo a resolver o problema foi a gerente geral, Tayna Souza, que relatou como foi o processo de devolução do dinheiro. “Nós entramos em contato com o cidadão que havia transferido indevidamente os R$ 4mil e fizemos todos os trâmites para a devolução”, explicou a gerente.
Como devolver um Pix recebido por engano
O Banco Central orienta que em casos de recebimento de Pix por engano, a forma correta de devolver o recurso é acessando a transação a ser devolvida no aplicativo do seu banco e efetuando a devolução do valor total ou parcial, por meio dessa funcionalidade.
Importante! Não deve ser feito um novo Pix para quem enviou o recurso. Assim, você impede que a pessoa requisite ao seu banco a devolução do valor que você recebeu e evita ter que pagar duas vezes, uma através da devolução por meio da funcionalidade correta e outra através do novo Pix que você fez.
Acesse a página do Banco Central, saiba mais sobre recebimento e envio de Pix por engano.