Foram liberados R$ 1,43 bilhões pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) para o pagamento de atrasados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que incluem revisões de aposentadorias, auxÃlio-doença, pensões e outros benefÃcios. O valor corresponde a mais de 60 mil processos, com 91,8 mil beneficiários.
Os pagamentos se referem a quantias impostas em decisões definitivas em matérias assistenciais e previdenciárias nas chamadas Requisições de Pequeno Valor (RPV) autuadas em janeiro de 2025. As RPVs são ações no valor de até 60 salários mÃnimos.
O valor total liberado pelo CJF chega a R$ 1,6 bilhão, incluindo os atrasados do INSS e outras RPVs autuadas em janeiro.
LEIA MAIS: Pagamento de promoções para a Saúde é liberado no Amazonas
Segundo o Conselho de Justiça Federal, cabe aos Tribunais Regionais Federais (TRFs) depositar os recursos financeiros liberados, de acordo com os próprios cronogramas. É possÃvel verificar a data em que os valores estarão disponÃveis na consulta de RPVs do portal do TRF responsável. No caso do Amazonas, o TRF 1ª Região.