As unidades da Carreta da Mulher iniciam atendimento para as moradoras do bairro Santa Etelvina, na zona norte de Manaus, e no Ramal do Leão, na zona rural. As estruturas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com serviços e ações voltadas exclusivamente ao público feminino.
A unidade móvel que atende a zona Norte estará na rua Maria Olinda Trentini, condomínio Manauara 2, no bairro Santa Etelvina. Já na zona rural, a população feminina pode buscar os serviços de saúde na unidade móvel que estará instalada no ramal do Leão, localizado no quilômetro 37, da estrada AM-010, a partir de terça-feira (25/2).
LEIA TAMBÉM: Amazonas Energia pode pagar R$1 milhão por apagão que deixou 300 mil sem luz no Estado
Além dessas duas localidades, a Carreta da Mulher também continuará atuando nos bairros Santa Luzia, Coroado e Lírio do Vale.
A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Lúcia Freitas, explica que as unidades funcionam, inclusive, nos pontos facultativos, com foco na oferta de serviços para mulheres que residem em áreas de vazios assistenciais.
“A estratégia da prefeitura é criar condições favoráveis para que o público feminino reforce os cuidados preventivos, levando consultas médicas, exames, dispensação de medicamentos e ações de educação em saúde, que têm o objetivo de orientar essas usuárias e esclarecer suas dúvidas. É um trabalho amplo que permite um impacto social significativo na qualidade de vida dessas mulheres”, assinalou.
A oferta de serviços de saúde de prevenção e rastreio do câncer de mama e do colo do útero, responsáveis por comprometer a saúde de muitas mulheres no Amazonas, está entre as prioridades das unidades móveis, que oferecem procedimentos como a coleta para o exame preventivo do câncer do colo do útero, mamografia e ultrassom, sem que as usuárias precisem marcar os exames pelo Sistema de Regulação (Sisreg).
Consultas iniciais do pré-natal, testes rápidos para gravidez e para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinação e dispensação de medicamentos da farmácia básica, estão entre os demais serviços acessíveis nas estruturas móveis.
Para ter acesso aos serviços, o público feminino deve apresentar documento oficial de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Onde estará a Carreta da Mulher em Manaus?
Zona Sul (10 a 28/2)
Rua Guanabara, s/nº, praça Guanabara, em frente à escola municipal José Tavares de Macedo – Santa Luzia
Zona Norte (24/2 a 7/3)
Rua Maria Olinda Trentini, condomínio Manauara 2, Santa Etelvina
Zona Oeste (17/2 a 7/3)
Avenida Central, s/nº, ao lado da quadra poliesportiva coberta do Lírio do Vale – Lírio do Vale
Zona Leste (17 a 28/2)
Rua São Pedro, 548, Coroado
Zona Rural (25/2 a 3/3)
Ramal do Leão, quilômetro 37 – Rodovia AM-010