A concessionária Águas de Manaus foi multada em R$ 439,8 mil pela demora na resolução de problemas de usuários envolvendo o abastecimento de água. O tempo de atendimento é uma das metas previstas no contrato de concessão com a Prefeitura.
Segundo a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), a análise dos indicadores de 2023 demonstrou que, em média, os usuários esperaram mais de 13 horas pelo atendimento das demandas registradas por defeitos no abastecimento de água. Esse tempo de espera é referente ao indicador Tempo para Atendimento dos Defeitos de Água (Tada), que tem por objetivo mensurar a quantidade de horas comerciais gastas pela empresa para resolver os defeitos relativos ao abastecimento de água, reclamados pelo consumidor.
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Pelo contrato, as reclamações devem ser atendidas, em média, em até 12 horas. Houve mês em que os usuários esperaram até mais do que o dobro do tempo, cerca 26 horas, pela resolução do problema.
A situação da Águas de Manaus vem sendo analisada pela Ageman desde 2024, quando, em maio, o órgão regulador notificou a empresa pela ocorrência do não atendimento da meta e mesmo a concessionária tendo apresentado informações para contrapor a análise realizada pela Ageman, os dados não foram suficientes para esclarecer os motivos para o não cumprimento da meta.