Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber os benefícios com reajuste a partir do próximo dia 27 de janeiro. Com o aumento do salário mínimo, quem recebe benefícios nessa faixa passará a contar com um aumento de 7,5%, embolsando a quantia de R$1.518,00 – que é o novo valor do salário mínimo sancionado pelo presidente Lula. Já aqueles que ganham acima do mínimo deve ter aumento com base na inflação, o que pode representar um acréscimo de 4,8%.
Conforme o INSS, o impacto total com o pagamento do novo valor aos beneficiários que recebem até um salário-mínimo, no ano de 2025, será de cerca de R$30,2 bilhões. Esse cálculo considera somente os benefícios do Fundo do Regime Geral de Previdência Social (FRGPS), ou seja, não incluem benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada (BPC).
LEIA TAMBÉM: Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria em 2025
Aproximadamente 21,9 milhões de benefícios têm o valor de até um salário-mínimo. Esse número corresponde a 64% do total de 34,2 milhões de benefícios do RGPS.
O aumento do piso previdenciário não altera os valores dos benefícios acima do mínimo, já que esses benefícios serão reajustados conforme a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024. O INPC de dezembro será divulgado pelo IBGE no dia 10 de janeiro. Mas no acumulado de 12 meses até novembro, o índice ficou em 4,84%.
Os segurados que se aposentaram ou começaram a receber pensão ou auxílio ao longo de 2024 terão uma correção proporcional ao número de meses em que o benefício foi concedido.
Como aposentados e pensionistas podem consultar os valores?
De acordo com o INSS, os pagamentos aos aposentados e pensionistas começam a ser feitos a partir de 27 de janeiro e vão até o dia 7 de fevereiro. Para saber a data, basta ver o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes.
Os segurados que têm acesso à web podem acessar o site Meu INSS, CLICANDO AQUI. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento”. É possível ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer login e senha. Depois disso, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário serão listados.