Manaus registrou, durante o mês de novembro deste ano, o menor número de homicídios dos últimos 17 anos, com 42 ocorrências. O menor número de casos deste tipo de crime, anteriormente, havia sido em novembro de 2007, quando a capital teve 41 homicídios. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança (Ciesp).
Os indicadores também revelam que a capital apresentou uma queda de homicídios em relação ao ano de 2023. De janeiro a novembro de 2024, o registro foi de 618 homicídios, sendo que em 2023, esse quantitativo durante o mesmo período foi de 790, uma redução de 21,7%.
Para o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, a redução dos índices de mortes violentas na capital reflete o desempenho das atividades das equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e peritos criminais do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).
“Foi um belíssimo trabalho, que propiciou para que chegássemos a esse número histórico. É o menor número de homicídios no Amazonas nos últimos 17 anos. A última vez que teve esse número tão baixo foi em fevereiro de 2007, numa realidade totalmente diferente, onde o estado tinha uma população muito menor. São números exitosos, mas não vamos parar por aí”, disse o secretário de estado de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida.
LEIA TAMBÉM: ROCAM apreende 30 quilos de drogas no São José
Em novembro, o governador Wilson Lima comandou a formatura de mil novos policiais militares que vão atuar no policiamento ostensivo no estado a partir de janeiro. O ingresso do grupamento na tropa é mais uma ação do programa Amazonas Mais Seguro, visando o fortalecimento das Forças de Segurança do Amazonas.
Os concursos públicos fazem parte dos investimentos previstos pelo Governo do Estado. Desde 2019, já foi investido na Segurança Pública de todo o Amazonas o montante de R$ 1 bilhão, consolidando as polícias do Amazonas entre as mais bem equipadas e remuneradas do Brasil. Conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Polícia Militar do Amazonas possui o 5º maior salário bruto do País.
Os recursos passam pela melhoria na infraestrutura, aquisição de novas tecnologias para o combate à criminalidade, incremento e modernização do arsenal bélico das Polícias Civil e Militar, além de medidas para valorização de recursos humanos. O montante também foi repassado para aquisição de armamentos, munições, drones e instalação do Sistema “Paredão”, que hoje conta com mais de 600 câmeras nas ruas de Manaus.