Maior espécie de jacaré do mundo, o Jacaré-Açu é um predador do topo da cadeia alimentar na Amazônia. A presença do bicho é frequente em várias regiões e ficar cara a cara com um deles pode ser uma experiência perigosa. E foi isso que aconteceu com um grupo de pessoas, neste fim de semana, em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus).
Eles passeavam em uma praia com uma lancha de pequeno porte, quando foram surpreendidos com o animal. A Amazônia é a área com a maior variedade de jacarés do mundo. O chefão deles é o Jacaré-Açu, que pode chegar a até seis metros (os machos) e viver até 100 anos de idade.
No vídeo que circulou nas redes sociais, é possível assistir ao momento em que um homem tenta interagir com o animal, mas é surpreendido quando o jacaré salta da água, exibindo um pouco da sua força.
LEIA TAMBÉM: Violino sustentável feito com cabos de vassoura encanta internautas
Apesar de ser inusitado, não é incomum que jacarés apareçam em lugares como esses. Nesse período de seca, os animais têm enfrentado escassez de alimentos, o que pode ser um perigo adicional.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie também é conhecida como jacaré-negro ou jacaré -preto e esteve ameaçada de extinção, devido ao valor comercial do seu couro e da carne.
Pesquisadores afirmam que esses animais se aproximam de suas vítimas utilizando a habilidade de camuflagem, atacam de repente e engolem presas pequenas inteiras. Portanto, caso veja um, lembre-se de manter distância, não alimentá-lo, não tocar e, se possível, notificar as autoridades locais.
Assista ao momento em que o Jacaré reage