Todos os anos, aproximadamente, 150 mil brasileiros são diagnosticados com Ceratocone, uma condição ocular que provoca o afinamento progressivo da córnea. A doença deixa o globo ocular em formato de cone e causa distorções visuais e embaçamento.
Especialistas em saúde explicam que o ceratocone é uma condição que afeta a curvatura da córnea, comprometendo a visão e, em casos graves, pode até exigir transplante. Por isso, cuidar da saúde dos olhos é essencial. A doença é considerada rara, silenciosa e pouco conhecida, ainda assim pode causar danos irreversíveis caso o tratamento não seja realizada de forma adequada.
LEIA TAMBÉM: Manaus e Iranduba confirmam casos de coqueluche
De acordo com o Ministério da Saúde, a população precisa ficar atentar aos sintomas como visão embaçada, sensibilidade à luz e dificuldade para enxergar de longe. Se notar algo diferente, procure um oftalmologista.
A causa exata da doença ainda é desconhecida, mas vários fatores podem estar envolvidos. Entre os sintomas mais comuns do ceratocone estão a alteração rápida no grau dos óculos e dificuldades de visão noturna. A doença pode afetar os dois olhos de formas diferentes, impactando mais um olho do que o outro.
Caso apresente qualquer problema com a visão, o cidadão precisa procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para um atendimento. Somente um profissional especializado pode fazer o diagnóstico e indicar medicações e tratamentos adequados para a doença.