Uma operação policial terminou com 31 presos no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus, nesta terça-feira (01/10). Os presos tinham envolvimento com crimes de roubo, estupro e tráfico de drogas, sendo alguns suspeitos de integrar organizações criminosas e de participação em homicídios.Batizada de Alvo Certo, a operação envolveu a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a Polícia Civil e a Polícia Militar.
Entre os presos está Alexsandro Félix Menezes, conhecido como “DD”, sobrinho do narcotraficante João Branco e líder de uma organização criminosa com atuação na comunidade Val Paraíso. O suspeito foi preso na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, pela Seai, com apoio do Grupo de Capturas da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), da Polícia Federal.
“Durante a operação foram cumpridos 24 mandados de prisão preventiva, além de 15 mandados de busca e apreensões. De maneira integrada, a Polícia Civil, por meio da Polinter, dos 14º e 30º DIPs, com a Seai e Polícia Militar conseguiu efetuar as prisões de 31 pessoas e apreender diversos materiais oriundos do tráfico de drogas, eliminando o foco desse comércio na região do bairro Jorge Teixeira”, explicou o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres.
De acordo com o delegado Fábio Aly, titular da Polinter, a operação estava acontecendo desde a semana passada. Já na manhã desta terça-feira, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão na zona leste de Manaus, foram apreendidas drogas, munições, armas de fogo, balanças de precisão e celulares.
“Nesta operação focamos em áreas que estão tendo altos índices de criminalidade. O nosso objetivo não é apenas capturar foragidos, mas também dissuadir as organizações criminosas. Gostaria de aproveitar para agradecer a população pelas denúncias, não conseguiremos esse êxito sem essas informações”, contou o delegado.
LEIA TAMBÉM: Polícia procura 15 suspeitos de homicídios e outros crimes no Jorge Teixeira
O secretário da Seai, Divanilson Cavalcanti, informou que a prisão de “DD” foi resultado de um trabalho conjunto de inteligência entre a Seai e o Grupo de Capturas da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), da PF, com o apoio operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Amazonas e Rio Grande do Norte.
“Essa prisão foi um resultado de inteligências feitas pelos policiais do Rio Grande do Norte, que conseguimos apoiar e assessorar. O autor atuava na comunidade Val Paraíso e era responsável por diversos homicídios ocorridos na região”, disse Cavalcanti.
Segundo o delegado Christiano Castilho, titular do 14° DIP, durante o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão, foi possível conseguir o resultado de sete pessoas presas em flagrantes e quatro Autos de Prisão em Flagrante (APFs) no Jorge Teixeira.
“Na ocasião, apreendemos revólver, espingarda, drone e drogas. Entre os presos, está um indivíduo que tinha uma sentença condenatória em aberto”, relatou Christiano.
Conforme o delegado Mauro Duarte, titular do 30º DIP, a operação foi uma pronta resposta à sociedade, principalmente na área do Jorge Teixeira, por ser uma região grande.
“O objetivo da Operação Alvo Certo: Jorge Teixeira é coibir os homicídios e crimes violentos que são praticados em Manaus, como roubo, estupro de vulnerável e tráfico de drogas” informou o delegado.