As Forças de Segurança do Amazonas, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) realizaram, nesta sexta-feira (15), a segunda grande apreensão de drogas nesta semana durante a Operação Fronteira Mais Segura, na Base Fluvial Arpão II, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).
Desta vez, foram apreendidos mais de 22 quilos de maconha do tipo skunk, com prejuízo estimado em cerca de R$1,1 milhão ao crime organizado.
“Por volta das 11h30, a equipe da Base Arpão, durante o patrulhamento fluvial nas proximidades de Coari, abordou a embarcação Fênix, onde a cadela policial Athena localizou uma mala escondida no banheiro e, nesta mala continham 22 tabletes de substância entorpecente”, explicou o comandante da Base Arpão 2, capitão da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Marcos Barroso.
No interior da bagagem, os policiais encontraram os tabletes de skunk, totalizando 22 quilos do entorpecente. Diante dos fatos, o material foi apreendido e encaminhado ao cartório da Polícia Civil (PC-AM), embarcado na Base Arpão 2, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.
LEIA TAMBÉM: Sem aceitar o término, jovem persegue ex-namorada adolescente e é preso no Amazonas
Outras apreensões
Esta é a segunda grande apreensão de drogas registrada pela Base Arpão 2 em apenas dois dias. Na quarta-feira (13), foi apreendido mais de 42 quilos de maconha do tipo skunk escondidos em caixas despachadas como encomendas, durante fiscalização em uma embarcação que saiu do município com destino a Manaus.
Na ocasião, a cadela Athena identificou 45 tabletes do entorpecente no compartimento de cargas da embarcação. Após análise do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), foi constatado o total de 42,76 quilos da droga, gerando prejuízo estimado em R$ 2,1 milhões ao crime organizado.
Operações integradas
A ação integra a Operação Segurança Presente, do Governo do Amazonas, que atua de forma integrada ao Programa Brasil Contra o Crime Organizado, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). As fiscalizações nas bases fluviais reforçam o combate ao tráfico de drogas e outros crimes na região, ampliando a presença das Forças de Segurança nas principais rotas utilizadas por organizações criminosas no estado.



