Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Museu do Seringal fecha para visitação por causa da seca dos rios
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cultura > Museu do Seringal fecha para visitação por causa da seca dos rios
Cultura

Museu do Seringal fecha para visitação por causa da seca dos rios

Redação
Atualizado em 2024/09/13 at 7:36 PM
Redação 10 meses atrás
Compartilhe
FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Compartilhe

O Museu do Seringal Vila Paraíso, localizado na zona rural de Manaus, vai fechar para visitação pública a partir do dia 16 de setembro. A suspensão das atividades voltadas ao público externo é por conta da severa estiagem que atingiu os cursos d’água da região, já que o acesso ao Museu do Seringal acontece exclusivamente por via fluvial.

Situado no igarapé São João, afluente do igarapé do Tarumã Mirim, o Museu do Seringal Vila Paraíso tem seu acesso comprometido, em virtude do nível muito baixo dos rios.

Atualmente, os visitantes estão realizando o desembarque em um porto provisório, tendo que percorrer aproximadamente um quilômetro para chegar ao museu, o que se constitui em uma caminhada muito mais longa do que de costume, levando cerca de 20 a 30 minutos. 

“Visando à segurança e bem-estar da comunidade local, turistas nacionais, internacionais, grupos diversos que visitam o Museu do Seringal Vila Paraíso, assim como de todos os colaboradores, fecharemos provisoriamente o espaço, por ocasião da estiagem severa que estamos passando e a difícil e complicada logística para chegar ao local”, justifica Aline Santana, diretora do departamento de Gestão de Museus, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

De acordo com a diretora, os turistas que visitam o museu atualmente estão sendo obrigados a passar por uma trilha provisoriamente sinalizada, três pontes de madeira provisórias, subindo e descendo barrancos, além de ficarem expostos ao aparecimento de animais peçonhentos como aranhas, escorpiões e cobras. 

LEIA TAMBÉM: Seca faz UFAM anunciar auxílio de R$700 para estudantes

A diretora ressalta ainda que os visitantes ficam expostos por estarem fora do perímetro de vigilância do espaço, e que, em caso de qualquer intercorrência com animal peçonhento, por exemplo, o transporte da vítima até um local onde possa ser realizado o socorro também fica prejudicado.

O fechamento provisório do museu tem duração indeterminada, “O equipamento cultural ficará fechado para visitação até o tempo que ocorra a elevação do nível das águas dos rios, assim retornando o funcionamento normal do espaço”, afirma Aline Santana. 

O Museu do Seringal Vila Paraíso, localizado no Igarapé São João, na área rural de Manaus, foi inaugurado no dia 16 de agosto de 2002. O espaço reproduz um seringal do final do século 19 e início do século 20, época do ciclo da borracha e período de grande ascensão econômica do Amazonas. 

As instalações originalmente foram usadas como locações para as filmagens do filme “A Selva”, do diretor português Leonel Vieira, que adaptou o livro de mesmo nome do escritor português Ferreira Castro. 

Como contrapartida do apoio dado pelo Governo do Estado do Amazonas à produção do filme, o cenário foi doado para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, que o transformou no Museu do Seringal Vila Paraíso.

Leia também

Graffita Educandos começa neste sábado com arte urbana e cultura hip hop

Recital de Piano marca programação cultural no Palácio Rio Negro neste sábado

Festival de jazz começa em agosto em Manaus; Ivan Lins está entre atrações

Garantido faz show especial no Parque Rio Negro neste domingo

Musical República Lee: Últimos dias para garantir ingressos

Termos Amazonas, Manaus
Redação 13/09/2024 13/09/2024
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior MEI pode trabalhar de carteira assinada?
Próximo Artigo Energia Parintins Veja os bairros de Manaus que ficarão sem luz neste final de semana
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok