A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), anunciou que nesta terça-feira (17/09), inicia o prazo para solicitação da taxa de isenção do Processo Seletivo Contínuo 2025 (PSC) . Os interessados em realizar a prova de forma gratuita tem até às 17h do dia 18 de setembro para efetuar a solicitação.
Os procedimentos de solicitação de isenção da taxa, bem como a inscrição no processo seletivo, devem ser efetuadas no site da Comissão Permanente de Concursos (Compec), clicando aqui. O PSC é uma oportunidade para ingresso na UFAM, sendo um exame realizado anualmente durante o Ensino Médio. No edital estão sendo ofertadas 2.381 vagas, sendo 1.898 para as Unidades Acadêmicas de Manaus.
Também estão sendo ofertadas 483 vagas para as Unidades Acadêmicas do Interior do Estado do Amazonas, localizadas nos Municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. De acordo com o edital do certame, terão direito à isenção da taxa de inscrição os candidatos pertencentes à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional.
LEIA TAMBÉM: UFAM inscreve para exame de proficiência em 3 idiomas
Também terão direito à gratuidade os estudantes pertencentes à família com renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, desde que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Quem não conseguir a isenção da taxa de inscrição, deverá pagar o valor de R$105,00 para realizar a prova. O pagamento poderá ser realizado até o dia 28 de outubro. Em qualquer caso, tanto os isentos, quanto os pagantes, devem efetivar a solicitação de inscrição das 10h do dia 03 de outubro até às 17h do dia 25 de outubro.
Vale lembrar que a 3ª Etapa do PSC 2025 é destinada aos alunos regularmente matriculados na 3ª Série do Ensino Médio no ano de 2024, que tenham realizado a inscrição na 1ª e 2ª etapa do PSC. O ingresso nos cursos de graduação será no ano letivo de 2025.