A carteira de vacinação serve para registrar as doses de vacinas aplicadas ao longo da vida do cidadão. Ela permite verificar quais vacinas foram tomadas e planejar próximas doses, facilitando o acompanhamento e o retorno às unidades de saúde para vacinas que requerem múltiplas doses.
A ausência da carteira de vacinação não impede que qualquer brasileiro seja vacinado, pois a vacinação é um direito de todos. No entanto, em caso de perda da carteira, existem medidas que podem ajudar a resolver essa situação.
LEIA TAMBÉM: Fiocruz alerta para golpe na internet com falsos medicamentos de Farmanguinhos
ATENÇÃO AS DICAS:
Se você perdeu sua carteira, dirija-se à unidade básica de saúde (UBS) à qual você está vinculado e solicite uma cópia da sua caderneta de vacinação, que incluirá a transcrição do seu histórico de vacinação.
Você também pode acessar seu histórico e a carteira de vacinação pelo aplicativo Meu SUS Digital. Se não conseguir encontrar seu registro vacinal, retorne à UBS onde foi vacinado e solicite o registro e o envio dos dados para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
Vale o mesmo para a caderneta da criança, onde é normalmente entregue na maternidade onde ocorreu o nascimento. Se por acaso foi perdida ou não foi recebida, deve-se procurar a UBS à qual se está vinculado para verificar a disponibilidade.