Foram autorizados os concursos públicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Ao todo, serão 810 vagas para cargos de nível médio e superior em vários estados do país.
Para o Ibama, são 330 vagas para o cargo de Analista Ambiental e 130 vagas para Analista Administrativo. Ainda não há informações das vagas por estado, mas há expectativa de que hajam vagas para o Amazonas, uma vez que o governo federal prometeu ampliar o efetivo nas regiões amazônicas por conta do aumento das queimadas.
O mesmo acontece com o ICMBio. A projeção é que sejam abertas 230 vagas para Analista Ambiental e 120 vagas para Analista Administrativo. Todos os cargos para ambos os órgãos exigem nível superior.
LEIA TAMBÉM: UFAM lança editais para apoiar alunos; Auxílios vão de óculos
O concurso para o IBAMA e o ICMBio tem o prazo de seis meses para a publicar o edital. A antecedência mínima entre as publicações dos editais e as realizações das primeiras provas dos certames é de dois meses. O provimento dos cargos está condicionado à homologação dos resultados finais dos concursos e à adequação orçamentária e financeira.