O coordenador da Bancada do Norte na Câmara dos Deputados, deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) participa nesta segunda-feira, 22, do I Seminário de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Integração do Brasil, em Palmas. O evento, em parceria com o fórum regional Norte Export 2024, discutirá o potencial e as soluções para os problemas de transporte e logística na região Norte.
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, o diretor-geral do DNIT, Fabricio de Oliveira Galvão e o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale também participam do evento. Segundo o coordenador da bancada do Norte, que representa 65 deputados federais, esta é uma importante oportunidade para dialogar sobre a logística da região.
LEIA TAMBÉM: Governo do Estado anuncia doação de máquinas de vassoura; Saiba como obter equipamento
“Entendo que este evento é muito importante para que a gente possa dialogar com os ministros, com representante do Ministério do Transporte, do DNIT, do Ibama, com o ministro dos Portos e Aeroportos, com o ministro da Indústria e Comércio e com a ministra do Planejamento. Nós somos 65 deputados federais do Norte, que marcaremos presença para que possamos fortalecer essa pauta, que é uma pauta que diz interesse não só a Amazônia, mas ao Brasil”, disse Sidney Leite, que destacou também a importância da Amazônia para resolver os problemas logísticos.
“A Amazônia é importante não só pela biodiversidade, mas também pela possibilidade que tem de resolver problemas de logística não só para o Brasil, mas para toda região, como por exemplo a ligação do Pacífico com o Atlântico, atendendo uma economia de entorno de 22 dias para o mercado asiático. Sem dúvida nenhuma, isso é ganho para todos, em toda cadeia logística, e que representa mais infraestrutura e desenvolvimento com baixo impacto ambiental na região”, acrescentou o deputado.
Norte Export
O Norte Export 2024 conta com a disposição para o diálogo e o prestígio de ministros e representantes dos governos municipal, estadual e federal. Também serão discutidas a adoção de processos mais céleres e simplificados por parte dos órgãos fiscalizadores e agentes ambientais, além do desenvolvimento de novos negócios, criação de corredores logísticos e a agenda ESG.
O Grupo Brasil Export tem convicção de que a região Norte é a com o maior potencial de crescimento econômico nos próximos anos e esse caminho pode ser muito bem construído com responsabilidade e segurança, priorizando a melhoria da qualidade de vida da população e sem deteriorar a diversidade de fauna e flora que encanta moradores e visitantes.