Apresentador da TV Globo, o jornalista César Tralli teve sua imagem e voz recriada por Inteligência Artificial para aplicação de um golpe que promete liberação falsa de saldo de recursos financeiros no CPF.
No vídeo fraudulento, o apresentador circula pelos estúdios do Jornal Hoje lendo uma notícia fictícia que usa uma estratégia conhecida como Phishing, ou seja, a pesca de potenciais vítimas. O material é produzido com a técnica de ‘deepfake’. Além da imagem de Tralli, os criminosos embalam o material com a identidade visual do site G1, o portal de notícias do Grupo Globo.
O anúncio ao qual a reportagem teve acesso vem circulando no perfil Fala Brasil. Com o golpe em I.A, o jornalista César Tralli teve sua imagem e sua voz montadas de forma a induzir o internauta a acreditar na veracidade do anúncio fraudulento.
LEIA TAMBÉM: Golpe do FGTS: Criminosos usam Whatsapp para acionar vítimas
A promessa de liberação de saldo retido do FGTS é uma estratégia dos criminosos para roubar os dados do documento da população. Na fraude, os criminosos dizem que a consulta é 100% segura e que, havendo saldo, o recurso será transferido por pix.
O Segundo a Segundo procurou a Central Globo de Comunicação para saber se a emissora já tomou conhecimento do crime, mas até a publicação desta matéria não houve respostas.
Veja o anúncio com o golpe usando a imagem de César Tralli