Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Bancada do Amazonas ‘come abiu’ em ataque de Tarcísio de Freitas à Zona Franca
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Tréplica > Bancada do Amazonas ‘come abiu’ em ataque de Tarcísio de Freitas à Zona Franca
Tréplica

Bancada do Amazonas ‘come abiu’ em ataque de Tarcísio de Freitas à Zona Franca

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2023/12/11 at 6:59 PM
Redação Segundo a Segundo 1 ano atrás
Compartilhe
(Foto: Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil )
Compartilhe

Deputados federais e senadores do Amazonas fizeram um enorme silêncio ante os ataques do governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) à Zona Franca de Manaus, na semana passada.

O governador de São Paulo defendeu, na última quarta-feira (6/12), que o relator da reforma tributária na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), reveja a proteção que o texto garante à ZFM.

Tarcísio de Freitas classificou a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) da Zona Franca de Manaus de distorção. “A Cide da Zona Franca, desculpa, é algo que traz uma ineficiência muito grande. Não faz o menor sentido”, disse.

Com maioria alinhada ao bolsonarismo, a bancada federal do Amazonas simplesmente não reagiu a fala de Tarcísio. A única exceção foi o deputado Saullo Vianna, que emitiu nota rebatendo as falas de Tarcísio.

Nem mesmo aliados do presidente Lula fizeram um contraponto ao governador bolsonarista. Esta coluna vasculhou nas redes sociais (Instagram e X – antigo Twitter) dos parlamentares do Amazonas e nada consta. Comeram abiu.

Tarcísio de Freitas e a Zona Franca x Marina Silva e a BR-319

A reação pacífica dos parlamentares amazonenses com Tarcísio de Freitas é completamente diferente do tratamento que a maioria deles dispensa à ministra do Meio Ambiente, Mariana Silva, após a fala contraproducente dela sobre passear na BR-319, há três semanas. Não custa lembrar, inclusive, que Tarcísio foi o Ministro da Infraestrutura durante o governo de Jair Bolsonaro, período em que a estrada também não avançou um milímetro.

Pior: um acidente em duas pontes na estrada, na altura do Careiro da Várzea, justamente por conta da falta de manutenção, causou mortes e deixou ao menos uma dezena de feridos em pleno período eleitoral. O problema foi solenemente ignorado pelo governo federal, e a responsabilidade por atender vítimas e buscar alternativas para o transporte da população ficou a cargo do governo estadual.

Nas críticas à Marina, os deputados argumentam que a BR-319 é um projeto estratégico para o Amazonas. Mas e a Zona Franca, por acaso, deixou de ter importância estratégica e econômica para o estado?

O modelo de desenvolvimento que gera quase 100 mil empregos no Amazonas e que, é bom lembrar, sofreu duros baques durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro seguirá indefesa se ameaçada por algum político de direita? Rememorando a célebre frase: nossos senadores e deputados são tigrões com Marina Silva, mas tchutchucas com o Tarcísio de Freitas.

Serafim atento

Foto: SECOM

O ex-deputado estadual e atual secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Serafim Corrêa, estava atento, no fim de semana, aos debates que rondam as negociações da reforma tributária e ZF. Ao compartilhar uma reportagem sobre a fala do relator da reforma ao jornal O Globo, Serafim foi enfático: “O relator da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, Agnaldo Ribeiro, colocou a ZFM e o setor automotivo do Norte e Nordeste no centro das atenções. Mais do que nunca as bancadas das regiões pobres precisam estar unidas”, disse em tom de preocupação. Foi outro tema sobre o qual a bancada federal comeu abiu.

Bancada e eleições

Assédio eleitoral: saiba o que é e como denunciar
Foto> Divulgação TSE

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) deixou a prefeitura de Manaus de fora da destinação de emendas parlamentares a que tem direito para o ano de 2024. Segundo a Prefeitura de Manaus, a gestão David Almeida conseguiu R$160 milhões para o ano que vem, apenas o senador Plínio Valério (PSDB), o deputado federal Fausto Junior (União Brasil) e Mandel não teriam atendido aos pedidos do prefeito. Concorrente de David Almeida (Avante) nas eleições pela prefeitura de Manaus, em 2024, Amom argumenta que as emendas dele atendem, quase em sua totalidade, a capital amazonense, mesmo não tendo sido destinadas à gestão de David. Os ânimos estão se acirrando a menos de um ano das eleições municipais.

Empréstimo aprovado com recado

Vereador Caio André e prefeito David Almeida. (Fotos: Divulgação)

Os vereadores de Manaus aprovaram o empréstimo de R$ 580 milhões que o prefeito David Almeida precisava para, segundo a prefeitura, investir na melhoria da infraestrutura da cidade. Porém, o prefeito viu uma votação apertada, longe de uma base sólida para aprovar projetos na Câmara Municipal de Manaus (CMM) como era ano passado. O vice-prefeito, Marcos Rotta, foi escalado para fazer a articulação com os vereadores. O recado dos vereadores é que Almeida terá muito trabalho até as eleições.

A pobre rica Coari

Foo: Divulgação Petrobrás

A cidade amazonense com parque petroquímico de milhares de reais não consegue melhorar a vida de sua população. O destaque negativo do site UOL expõe a ferida da desigualdade de uma cidade extremamente rica e com o povo na miséria.  A reportagem fala em Dubai amazônica e como Coari tem graves problemas de saneamento básico e índices alarmantes de pobreza. O município, comandado há anos pela Família Pinheiro, é a prova de que não adianta petróleo sem que haja política de desenvolvimento social e ambiental que coloque o povo como principal beneficiário desta riqueza.

Tadeu intensifica agenda no interior

Fotos: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-Governadoria

O vice-governador Tadeu de Souza retoma a agenda pelo interior do Amazonas durante mutirão de atendimentos oftalmológicos no município da calha do Médio Solimões (distante 531 quilômetros de Manaus). Até o momento, mais de 350 pacientes já foram beneficiados com consultas com especialistas e procedimentos cirúrgicos para extração de catarata e pterígio (carne crescida). A ação foi feita em parceira da prefeitura da cidade.

Falta acessibilidade, diz TCE

Foto: Filipe Augusto/ TCE-AM

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) deu prazo de 180 dias para a Prefeitura de Parintins, interior do Amazonas, apresentar plano de ação para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência (PCDs) ou mobilidade reduzida no município. O relatório foi apresentado pelo conselheiro Josué Cláudio Neto e aprovado pelos demais conselheiros, semana passada. A medida é importante, uma vez que a cidade realiza a festa dos bumbás Garantido e Caprichoso, um dos maiores festivais folclóricos do mundo. Parintins precisa – urgentemente – dar mais acessibilidade aos PCD’s que moram ou visitam a cidade.

Manaus no G20

Fumaça das queimadas: veja como proteger sua saúde
Foto: Carlos Durigan/ Amazônia Real

O Brasil anunciou o calendário de atividades para o G20, composto por mais de 120 eventos distribuídos ao longo do ano em diversas cidades-sede do país. O cronograma inclui 93 reuniões técnicas, 26 videoconferências, 10 encontros de vice-ministros e 23 reuniões ministeriais. Manaus sediará reuniões. O calendário de atividades do G20 abrange uma diversidade de temas essenciais para o desenvolvimento global em temas como: redução do risco de desastres, estratégias para combater a corrupção, iniciativas para promover a igualdade de gênero, tendências econômicas mundiais, reformas e adaptações no sistema financeiro global, compromissos e estratégias para enfrentar as mudanças climáticas.

Leia também

Fala misógina de Plínio Valério sobre Marina Silva causa repercussão negativa

Investigação sobre as férias de David Almeida e Alberto Neto chamado de ‘bunda mole’

Quase metade das prefeituras do AM ainda mantêm emergência por causa da seca

De férias no Caribe, David Almeida fica em silêncio sobre a tragédia das chuvas em Manaus

Zona Franca de Manaus em mais uma linha de embate

Termos destaque
Redação Segundo a Segundo 11/12/2023 11/12/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Preços não baixaram nos postos de Manaus Postos mantêm preços de combustíveis mesmo com redução da Refinaria
Próximo Artigo Wilson Lima revela data do 13º salário em dezembro Wilson Lima anuncia 13º salário e antecipação do pagamento de dezembro
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok