Manaus registrou mais de 600 ocorrĂȘncias, entre problemas que afetaram a rede de energia elĂ©trica e riscos de deslizamento e alagaçÔes, por conta da forte chuva que iniciou na madrugada desta terça-feira (07/11).
Segundo a Defesa Civil, foram notificados dez casos de riscos de tombamento, deslizamento, alagamento e destelhamento em zonas distintas da capital amazonense.
Entre as ocorrĂȘncias, duas foram de risco de tombamento registradas no bairro Santa Etelvina e Cidade Nova, ambos na zona Norte de Manaus.
A terceira ocorrĂȘncia por conta da chuva em Manaus foi a de um deslizamento, que foi registrada no bairro Armando Mendes, na zona Leste de Manaus.
AlĂ©m disso, outros bairros registraram alagamento e destelhamento. Estiveram nos locais de risco equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada Ă Secretaria Municipal de Segurança PĂșblica e Defesa Social (Semseg), que atendem por meio da Central 199.
Amazonas Energia soma mais de 600 ocorrĂȘncias apĂłs chuva
A concessionaria Amazonas Energia registrou atĂ© as 11h desta terça-feira (07/11) um total de 630 ocorrĂȘncias emergenciais provocadas pela forte chuva que atingiu Manaus desde a madrugada de hoje. Ao todo, 60 equipes da empresa atuam para normalizar o serviço para aproximadamente 49 mil clientes afetados em todas as zonas da capital amazonense.
Segundo o coordenador do Centro de Operação da Distribuição da Amazonas Energia, Ernesto Costa Diniz, os ventos fortes provocaram derrubadas de galhos de ĂĄrvores sobre a rede de fiação, alĂ©m de postes de energia elĂ©trica e destelhamento de casas. Ele informou que desde o Ășltimo domingo (05), as ocorrĂȘncias emergenciais dispararam na concessionaria, em razĂŁo dos fortes temporais em Manaus.
âDesde o dia 5, por volta das 13h30, teve o primeiro temporal, inclusive, estava ocorrendo o Enem, e estĂĄvamos somente com 30 ocorrĂȘncias. Esse temporal atingiu principalmente a Zona Oeste, como Compensa, Redenção, TarumĂŁ, Ponta Negra. A quantidade de ocorrĂȘncias chegou atĂ© a 850 (no domingo)â, explicou o coordenador, reiterando que em toda a capital foram registradas ocorrĂȘncias emergenciais nesta terça-feira.

âPraticamente todas as ĂĄreas foram afetadas. Temos vĂĄrias ocorrĂȘncias de postes caĂdos, redes (elĂ©tricas) no chĂŁo. Foi um temporal mais abrangente. No dia 5, foi mais concentrado na Zona Oeste. A gente costuma dizer que a chuva nĂŁo Ă© o problema. O problema Ă© o vento, que causa efeito mais catastrĂłficoâ, completou Ernesto.
A Amazonas Energia priorizou os atendimentos em regiĂ”es que concentram unidades de atendimento em saĂșde e dobrou o nĂșmero de equipes.
âPrimeiramente, atendemos as unidades de saĂșde; as indĂșstrias, que sĂŁo clientes especiais que concentram alta tensĂŁo e mĂ©dia tensĂŁo; ĂĄreas onde o impacto aos clientes sĂŁo maiores. Quando hĂĄ risco, ĂĄreas com possibilidade de risco de morte, por exemplo, de rede elĂ©trica partida no chĂŁo, Ă© priorizado o atendimento. Ăs vezes, quando falamos em priorizar, nĂŁo Ă© restabelecer a energia. Quando tem rede partida no chĂŁo, faz-se o trabalho de isolamento. Depois, analisa a dimensĂŁo de impactos para adotar as medidas mais assertivas para os clientesâ, disse.Â
O tempo mĂ©dio de atendimento dessas ocorrĂȘncias nesta terça estĂĄ em 100 minutos. âAtĂ© o fim do dia Ă© muito provĂĄvel que o tempo mĂ©dio chegue a 400 minutos. No domingo (05), chegamos a um tempo mĂ©dio de 347 minutosâ, disse o coordenador Ernesto.Â
O que fazer em situaçÔes de chuva em Manaus?
Entre as recomendaçÔes da Defesa Civil de Manaus estão seguir a rotina com atenção, acompanhar a previsão do tempo e suas atualizaçÔes, se manter informado por intermédio dos meios de comunicação.
Em casos de risco é necessårio ligar para o 193, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e também o 199, da Defesa Civil
AtĂ© Ă s 13h desta terça-feira, a pluviometria por zona, na capital, foi de: Leste (76 milĂmetros), Norte (71 milĂmetros), Sul (62 milĂmetros), Centro-Sul (53 milĂmetros), Centro-Oeste (38 milĂmetros) e Oeste (35 milĂmetros).