Cerca de 50 passageiros foram resgatados após um barco bater em um banco de areia na madrugada desta terça-feira (10/10). A ação foi realizada pelas equipes da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
O resgate da lancha expresso foi realizado, após o barco oriundo de Nhamundá com destino a Manaus, ter batido em um banco de areia, nas proximidades da comunidade Novo Remanso, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus).
O acidente é uma consequência da seca dos rios, que estão em nível crítico no Amazonas.
Os passageiros que apresentavam ferimentos leves foram atendidos durante o deslocamento para a capital e um deles foi encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio.
O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-F) da SSP-AM, capitão Diego Magalhães, informou que recebeu a informação sobre o acidente com o barco que bateu em um banco de areia por volta das 20h30, ainda na noite de segunda-feira (09/10).
De imediato, o secretário de Segurança, coronel Vinícius Almeida, orientou que fosse montada uma força-tarefa para realizar o resgate dos passageiros.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) deslocou uma equipe médica, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) enviou policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb). As equipes, em conjunto com o GGI-F, se deslocaram ao local do acidente na lancha da SSP-AM, Sargento Andréia, e chegaram ao local, por volta de 1h.
“O Corpo de Bombeiros nos disponibilizou uma equipe médica composta por cinco Bombeiros Militares para se deslocarem conosco até o local e fazer os atendimentos de primeiros-socorros. Tivemos apoio do Batalhão Ambiental e, de forma célere, conseguimos realizar o resgate dos passageiros”, informou Diego Magalhães.
Todos os 50 passageiros foram resgatados e transferidos para a lancha da Secretaria de Segurança. Uma das vítimas, do sexo masculino, que apresentava maior gravidade, foi imobilizada pelas equipes do CBMAM e conduzindo à embarcação.
Durante o trajeto, os demais receberam atendimento médico e ao chegarem em Manaus, foram liberados.
O homem com maiores ferimentos foi encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio para a realização de procedimentos médicos.