Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Grávida é resgatada em comunidade afetada pela seca no Amazonas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Grávida é resgatada em comunidade afetada pela seca no Amazonas
Cidades

Grávida é resgatada em comunidade afetada pela seca no Amazonas

Redação
Atualizado em 2023/12/15 at 10:08 PM
Redação 2 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Uma grávida foi resgatada de helicóptero de uma comunidade isolada pela seca no Amazonas. A missão foi realizada pelo Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Após ser resgatada e ter recebido os primeiros atendimentos médicos, a jovem, que sofreu um acidente doméstico apresentou, de acordo com a médica Taisa Alves, quadro de saúde estável.  

A grávida foi resgatada da comunidade Santa Isabel, distante 102 quilômetros de Manaus, na tarde desta segunda-feira (30/10). A região é considerada uma área de difícil acesso por causa do baixo volume dos rios no Amazonas.

O coordenador do DIOA, delegado Rafael Montenegro, afirmou que a SSP-AM foi acionada para fazer o resgate, que durou cerca de uma hora. Um helicóptero foi usado na operação. O mesmo percurso para chegar à comunidade por via fluvial demora, em média, 4 horas. No momento, não é possível realizar o resgate com ambulancha.

“O DIOA foi acionado pelo Samu para resgatar uma jovem que está grávida na comunidade Santa Isabel. Por conta das secas dos rios e a falta de acesso ao local, o helicóptero foi acionado para fazer o resgate dessa jovem. O percurso que geralmente de ambulancha demora de 3 a 4 horas, no helicóptero demorou 30 minutos para ir e o mesmo período para voltar”, frisou Montenegro.

De acordo com a médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Taisa Alves, durante o resgate da grávida isolada pela seca foram atendidos todos os protocolos de segurança. Os materiais de primeiros-socorros não chegaram a ser usados durante o trajeto da comunidade à Manaus.

“Nós fomos fazer um resgate em uma comunidade que está inacessível por barco no momento e contamos com a ajuda da SSP-AM, seguindo todas as orientações de segurança para o embarque e desembarque para trazer a paciente. Levamos alguns materiais como acesso venoso, medicação, kit parto. Não foi necessário realizar o parto no local”, disse a médica.

Em Manaus, a futura mamãe foi encaminhada pelo Samu para uma maternidade.

Leia também

UBSs suspendem distribuição gratuita de Dipirona em Manaus; Entenda os motivos

Abono de até R$ 35 mil: Feirão Amazonas Meu Lar tem mais de 2,6 mil apartamentos; confira lista

Tefé recebe evento do Sebrae para mulheres com oficinas, feiras e atrações culturais

Mais de 800 aposentados e pensionistas que podem ter pagamentos suspensos em Manaus

Homem morre em acidente de trânsito e pode ser enterrado como indigente

Termos Amazonas, Manaus
Redação 15/12/2023 31/10/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Líder indígena, Eliésio Marubo assina filiação ao partido Rede Sustentabilidade
Próximo Artigo Wilson Lima e Eneva fecham acordo para instalação do Cetam em Silves
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok