Devido a grande seca no Amazonas a cota do Rio Negro atingir 15,88m, a praia da Ponta Negra deve ser interditada até a próxima segunda-feira (2/10). Na quinta-feira (28), a Prefeitura de Manaus confirmou que quando o Rio Negro chegasse a 16 metros a praia teria que ser interditada para resguardar a segurança das pessoas que geralmente frequentam a praia.
o prefeito David Almeida relatou que, provavelmente, este será o último fim de semana com a praia da Ponta Negra aberta ao público para banho.
“Estamos reunidos com CPRM (Serviço Geológico do Brasil), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e, provavelmente, este será o último fim de semana com a praia da Ponta Negra aberta ao público para banho. Estamos aguardando somente o último laudo para emitir a informação definitiva à população”, explicou o chefe do Executivo municipal.
Desde o início do mês, com a vazante extrema no rio Negro, o Corpo de Bombeiros, que atua no balneário, faz medições e avalia o relevo que se apresenta no momento para os banhistas, verificando a possibilidade ou se há alguns buracos, tudo para garantir as melhores condições de banho e recomendação para os usuários.
De acordo com a medição no porto da capital, nesta sexta, o rio está medindo 15,88 metros, e, com base no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2013, junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), ao atingir a cota de 16 metros, a praia precisa ser fechada por medidas de segurança.
A medida deve ser tomada porque com o movimento natural de subida e descida das águas do rio, buracos e depressões podem surgir tornando o local improprio para banhos. Em 2015, a praia foi interditada após o rio chega na cota de segurança mínima, de 16 metros.
Seca Extrema
Na quarta-feira (27), um decreto que institui a situação de emergência em Manaus em virtude da vazante do rio Negro, foi divulgado. A Estiagem vem causando prejuízos as zonas ribeirinha e rural da cidade.
Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil do Estado, já são 19 municípios do Amazonas em situação de emergência e 36 em situação de alerta.
Nesta sexta-feira o Governo do Amazonas vai apresentar novas medidas para reduzir os impactos da estiagem no Estado. O governo recebeu de ministros do Governo Federal a garantia de envio e transporte de ajuda humanitária, obras emergenciais de dragagens em rios, além da criação de uma força-tarefa para atuar em reforço às ações do Estado.
Leia Mais:
Wilson Lima, Marina Silva e Waldez Góes anunciam força-tarefa para enfrentar seca no AM