Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Virou lei: conheça novas legislações do Amazonas sancionadas na última semana
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Política > Virou lei: conheça novas legislações do Amazonas sancionadas na última semana
Política

Virou lei: conheça novas legislações do Amazonas sancionadas na última semana

Redação
Atualizado em 2023/07/26 at 4:46 PM
Redação 2 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Na última quarta-feira (19), o Governo do Estado sancionou oito leis da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), publicando-as na edição nº 3.508 do Diário Oficial do Estado (DOE). Entre elas, a legislação sobre o direito a videochamadas entre pacientes internados impossibilitados de receber visitas e a lei que institui o cordão de girassol como instrumento auxiliar, de caráter facultativo, para identificar a pessoa com deficiência não visível.

A lei nº 6.305, de 19 de julho de 2023, dispõe sobre videochamadas entre pacientes internados em unidades de saúde impossibilitados de receber visitas e seus familiares. As Unidades de Saúde do  Amazonas proporcionarão, no mínimo, uma videochamada a cada dois dias, aos pacientes internados em enfermarias, apartamentos e unidades de terapia intensiva, a partir da autorização do profissional responsável pelo seu acompanhamento.

Ainda segundo a lei, uma eventual contraindicação das  videochamadas,  por  parte  do profissional  de  saúde  responsável,  deverá  ser  justificada  e  anotada  no prontuário.

Para o deputado Roberto Cidade (UB), autor do PL que deu origem à lei,  a viabilização de uma comunicação direta entre familiares e pacientes internados, por meio de videochamadas, ameniza os efeitos causados pela internação em pacientes, além de tranquilizar os familiares que buscam informações.

“O isolamento gera impactos emocionais negativos em ambas as partes (pacientes e familiares), podendo agravar o quadro da doença, em muitos casos. A prática já é adotada em muitas unidades de saúde. Desta forma, esta Lei assegurará essa medida a todos os pacientes”

ARGUMENTOU.

Alterando a lei promulgada nº 241/2015, que consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência, a lei n.º 6.307, de 19 de julho de 2023, acrescentou dispositivos para dispor sobre deficiência não visível externamente, instituindo o cordão de girassol como instrumento auxiliar, de caráter facultativo, para identificar a pessoa com deficiência não visível externamente, não dispensando a apresentação de documento que comprove a deficiência.

Com a sanção da lei, o Poder Público estadual reconhece oficialmente que existem pessoas que possuem deficiências menos conhecidas, mas nem por isso menos importantes, já que esses pacientes também requerem adaptações que são fundamentais para realização com tranquilidade das atividades  cotidianas.

“O objetivo dessa lei é padronizar a utilização de um elemento visível, que possa ser associada a essa condição, de forma a alertar a todos à sua volta de que a pessoa tem deficiência, embora não haja nada em sua aparência que indique isso, e que podem precisar de auxílio em algumas situações”

DIZIA A JUSTIFICA DA LEI DE AUTORIA DOS DEPUTADOS FELIPE SOUZA (PATRIOTA), ALESSANDRA CAMPÊLO (PSC) E JOANA DARC (UB).

Leia também

Comissão de Segurança do Legislativo prepara os Dossiês Solimões para as polícias federal e estaduais

Wilson Lima defende estratégia integrada para avanços na segurança pública durante Fórum Brasileiro

Deputado do Amazonas convoca Azul para esclarecer cancelamentos e sugere integração da malha aérea no estado

Deputados manifestam apoio a Wanderley Monteiro após abertura de processo de expulsão do Avante

David Almeida manda expulsar deputado que assinou CPI do asfalto

Termos Aleam, Leis, Pacientes internados, videochamadas
Redação 26/07/2023 26/07/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Com bolsas de R$ 900, IEL abre novas vagas para estágio em Manaus
Próximo Artigo Com o Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, 19 atletas trilham caminho promissor para o maior evento esportivo do mundo Olimpíadas de Paris 2024:  Amazonas tem 19 atletas com chances de competir
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.