A menos de uma semana para a edição 2023 do concurso de bolsas do Centro de Ensino Técnico (Centec), professores dão dicas de como se preparar para o certame, que ocorre dia 23 de julho. Até lá, além de uma boa revisão nos conteúdos programados, é importante já verificar também o que levar no dia da prova e já pensar em qual curso irá se matricular, caso consiga uma das bolsas em disputa.
Coordenadora dos cursos de Gestão e Negócios, a professora Viviane Melo afirma que uma boa dica para a prova é acompanhar as notícias. “Ler sobre atualidades é bem importante, porque além de português e matemática, vão cair questões sobre conhecimentos gerais. Saiba o que está acontecendo no país e no mundo”, frisa.
Em língua portuguesa e matemática, o conteúdo programático inclui temas dos três anos do ensino médio. No caso da primeira disciplina, vai desde ortografia e acentuação gráfica até análise sintática e uso do plural, por exemplo. Já nas exatas, alguns conteúdos são sistemas e equações, progressões geométricas e aritmética, fração e plano cartesiano.
Para além do conteúdo, é importante não deixar de lado a organização para o dia da prova. Em diferentes concursos, não é raro que candidatos percam a oportunidade de prestar o exame por atraso ou falta de documentos. Por isso, se planeje e não esqueça de levar um documento oficial com foto e o comprovante de inscrição.
“Sugerimos levar duas canetas esferográficas de cor azul ou preta. Lembrando que precisa ser feita de material transparente. Além disso, é interessante ter um lápis e uma borracha para os cálculos matemáticos”, comenta Viviane.
A prova do Centec inicia às 9h e tem duração total de 3h. Por isso, é importante levar uma garrafa com água para se hidratar ao longo do exame. A escola disponibiliza banheiros para serem utilizados durante o certame. “É legal também levar algo para beliscar, como uma barra de chocolate ou de cereal”, acrescenta a professora.
Escolha do curso
Aqueles que se classificarem para uma bolsa de estudos por meio do concurso poderão escolher uma entre 35 opções de cursos – dentre eles, auxiliares, técnicos, especializações pós-técnicas e pós-graduação. Com uma variedade expressiva, é importante não errar na hora da escolha.
Coordenadora pedagógica do Centec, Carolina Mascarenhas Bitencourt, diz que o ideal é se inscrever no concurso já sabendo o que gostaria de cursar. Para isso, uma boa aliada é a internet, espaço em que se pode pesquisar sobre diferentes opções e qual se encaixa melhor no que você gostaria de fazer.
“Escolha um curso com o qual você realmente se identifique. Não vá em alguma opção só porque está na moda. Dê uma olhada nas disciplinas daquele curso e o que é feito na profissão. Se você gostar, é uma boa opção. A internet ajuda muito nessas pesquisas, então vá em frente”, aconselha.
O resultado da prova será divulgado no dia 24 de julho, mesmo dia em que os aprovados no concurso já poderão se matricular na escola. Esse período encerra no dia 29 do mesmo mês. Lembrando que no ato da matrícula os aprovados precisam escolher qual curso irão estudar. As aulas têm previsão para iniciar em 1º de agosto.
As bolsas para os classificados em 1º, 2º e 3º no concurso são de 100%. Do 4º ao 6º colocados, serão de 50%, e do 7º ao 10º, 30%. Mas todos que ainda não sejam alunos da instituição e forem classificados, a partir do 11º, terão desconto de 15% nas mensalidades.