Entre os meses de janeiro a maio de 2023, foram multados mais de 32.749 motoristas por estacionamento irregular na capital amazonense. Os dados são do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Essa infração de trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina as regras e condutas no trânsito do país. Estacionar de forma inadequada pode causar transtornos e colocar em risco a segurança viária.
Além disso, o valor da multa pela prática proibida pode chegar a quase R$300. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o estacionamento irregular ocorre quando um veículo é estacionado em locais proibidos, tais como calçadas, faixas de pedestres, áreas de embarque e desembarque, pontos de ônibus, ciclovias, entre outros.
Essa conduta pode obstruir a passagem de veículos e pedestres, prejudicando a fluidez do trânsito e colocando em risco a segurança de todos. Todas as orientações quanto aos estacionamentos irregulares estão descritas em todo o artigo 181 do CTB.