No Brasil, todo trabalhador do setor privado pode ter acesso a diferentes benefícios previstos na lei por meio do Programa de Integração Social (PIS).
Seguro-desemprego, saque do FGTS e abono salarial estão entre os principais direitos associados à numeração do PIS.
Atualmente, é possível descobrir o número por sites, aplicativos ou telefones mantidos pelo governo brasileiro.
Descobrindo o PIS pelo site da Caixa
Pelo site da Caixa, que é responsável pelo pagamento do PIS, basta acessar o site caixa.gov.br e consultar o cadastro NIS, informando CPF e fazendo login. Se não houver cadastro, é possível criar um novo.
Na página do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), em cnisnet.inss.gov.br, é preciso clicar nos botões na seguinte sequência: “Cidadão”, “Inscrição” e “Filiado”.
Após preencher corretamente os dados solicitados, o site mostrará o Número de Identificação (NIT), que é o mesmo do PIS. A Caixa diz que não há diferença entre eles, somente nas nomenclaturas.
Outra opção é o site do INSS (meu.inss.gov.br), acessado via conta pessoal Gov.br. No canto superior esquerdo da página está a opção “Meu Cadastro”. Ao clicar, são mostrados os dados cadastrais, entre eles o PIS/NIT.
Achar o número do PIS por aplicativo
Os aplicativos da Carteira de Trabalho Digital e do FGTS, ambos disponíveis para celulares com iOS e Android, mostram o PIS na opção “Contratos”, com os registros da carteira de trabalho.
O app Caixa Trabalhador também mostra o número no menu “Meu NIS”, que é mesmo do PIS.
Nos três aplicativos, é preciso fazer login ou seguir etapas para cadastramento de um novo usuário.
Consultando o número por telefone
O PIS pode ser consultado pelo telefone 135, da Previdência Social. Basta selecionar a opção 3 para “outros assuntos” e 0 para falar com um atendente, que informará o número mediante a confirmação de dados cadastrais. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, no horário de Brasília.
O telefone da Caixa Econômica (0800 726 0207) também presta o mesmo serviço. O atendimento eletrônica é feito 24 horas por dia, sete dias por semana. Para falar com atendente, é necessário ligar entre segunda e sexta-feira, das 8h às 21h, ou aos sábados, entre 10h e 16h.