O Amazonas é um estado que possui uma das maiores biodiversidades do planeta. São muitas belezas naturais e um largo potencial turístico.
Contudo, o turismo na região deve ser feito com responsabilidade tanto para quem quer conhecer, quanto para quem fornece serviços. Mas como empresas podem se regularizar para prestar serviços turísticos?
Visando promover a formalização de serviços turísticos, o Ministério do Turismo instituiu, em 2006, o Cadastur, que é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no segmento de turismo.
Regularização do turismo cresce no Amazonas
A regularização de prestadores de serviços turísticos cresceu 63,75% no Amazonas em 2022 se comparado a 2018. Somente nos três primeiros meses de 2023, o aumento foi de 13,85% em relação a dezembro de 2022.
Os dados são da Empresa Estadual do Turismo (Amazonastur) e evidenciam o aumento de empreendimentos no setor.
Em quatro anos, o número de prestadores regularizados no Cadastur saltou de 1.142 em 2018 para 1.870 (+63,75%) em dezembro de 2022. Até março deste ano o quantitativo aumentou para 2.129 ou 13,85%, quando comparado com dezembro do ano anterior.
Como se cadastrar para prestar serviços de turismo no Amazonas?
Para realizar o cadastro na plataforma basta acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br, selecionar a opção “Sou prestador” e preencher os dados solicitados. Ao todo, há 15 categorias, são elas:
Guia de turismo, meio de hospedagem, parque temático, agência de turismo, transportadora turística, restaurante, empreendimento de entretenimento, locadora de veículos, prestador especializado, casa de espetáculos, empreendimento náutico, infraestrutura de apoio para eventos, centro de convenções, acampamento turístico e organizadora de eventos.
Sócio-proprietário da Figueiredo Turismo, Wesley Henrique conta que fica surpreso quando o cliente solicita o cadastro na plataforma mas fica satisfeito por poder atuar no mercado de maneira formal.
“O mais importante é a visibilidade junto ao site do Cadastur 2.0, e a disposição de poder operar o turismo regularizado junto aos órgãos de fiscalização.” , relata.
Além disso afirma sobre vantagens do cadastro “Sei que há apoio cultural para empresas e em alguns casos mais acessibilidade para alcançar um financiamento”, conta.
Formalização
A Amazonastur é o órgão delegado do Ministério do Turismo para o ordenamento dos prestadores de serviços turísticos por meio do cadastramento e sensibilização do exercício legal dos serviços turísticos.
O órgão trabalha, em diversas frentes, promovendo a formalização da atividade turística, incentivando empresas a se regularizarem e entrarem para o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), ferramenta gratuita que conecta o visitante a estabelecimentos legais.
O sistema do Cadastur reúne um banco de dados com empresas de diversos ramos que atuam no turismo no Amazonas e em todo o Brasil. O turista, ao decidir o destino para onde quer viajar, pode procurar no site do Cadastur uma lista completa dos estabelecimentos.