A partir desta sexta-feira (19), os pais e responsáveis podem se inscrever no site da Prefeitura de Manaus para concorrer às vagas em creches municipais. Ao todo, estão abertas 1.380 vagas nas três novas creches municipais e na fase creche do Serviço Social da Indústria (Sesi). As inscrições vão até a próxima terça-feira (23) e o resultado será divulgado na quinta-feira (25).
As novas creches são destinadas a crianças de 1 a 3 anos, completos ou a completar até 31 de março do ano vigente, residentes no município de Manaus. As unidades de ensino oferecem vagas para o Maternal I, II e III.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) alterou a forma de seleção das crianças que serão contempladas com a vaga nas unidades. Os procedimentos do cadastro obedecem às etapas de Inscrição, Seleção e Matrícula, considerando o número de vagas previstas.
Para se inscrever, o responsável deve ler na íntegra e estar de acordo com as regras do respectivo Edital: acessar o site http://www.manaus.am.gov.br e preencher corretamente o formulário de inscrição com todos os dados solicitados.
A seleção para obtenção da vaga obedecerá aos critérios de prioridade de atendimento e de desempate, ressaltando, que o sistema só permite uma inscrição por CPF, devendo ser obrigatoriamente o CPF da criança.
O que precisa para conseguir uma vaga nas creches em Manaus
Para selecionar as vagas nas creches municipais, a Semed estabeleceu os seguintes critérios:
- Inscrição no CadÚnico;
- Mãe sob Medida Protetiva;
- Mãe trabalhadora;
- Mãe adolescente;
Em caso de empate, os critérios de desempate são:
- Menor renda per capita dentro da classificação do CadÚnico;
- Mãe trabalhadora ou sob medida protetiva;
- Menor adolescente;
- Proximidade da residência ou do trabalho do responsável legal com a creche desejada;
As vagas são para creches em que bairros?
As vagas serão destinadas às três creches municipais que serão entregues nas próximas semanas com as seguintes localizações:
- Rua Carlos Coutinho, s/n, conjunto Jardim Versalles, no Planalto, zona Oeste;
- Rua Jazira; s/n, conjunto Cidadão V, no Nova Cidade, zona Norte;
- Rua Lameque, s/n, loteamento Santa Tereza, no Santa Etelvina, também na zona Norte;
Além dessas unidades próprias, serão 768 vagas para a unidade do Sesi, que fechou uma parceria com a prefeitura para oferta de vagas para a Educação Infantil. A escola fica na avenida Governador Danilo de Matos Areosa, nº 1.531, bairro Distrito Industrial I, zona Sul.
As exigências para matrícula
Para efetuar a matrícula, o responsável pela criança selecionada deve comparecer à unidade de ensino com os seguintes documentos:
- Documento de identificação do responsável pela criança;
- Certidão de Nascimento da criança;
- Documento comprobatório de responsabilidade legal (se for o caso);
- Duas fotos 3×4 da criança, coloridas e recentes;
- Declaração de vacinas atualizadas expedida pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Cartão de Vacina da criança;
- NIS da criança (se participar de programa social);
- Comprovante de residência (preferencialmente conta de energia elétrica) no nome do pai, mãe ou do responsável legal pela criança ou declaração de comprovação de endereço;
- Cópia da Medida Protetiva (se for o caso de Mãe sob medida protetiva);
- Comprovante de Vínculo Empregatício (se for o caso de Mãe trabalhadora).
Pré-Escola
Na unidade do Sesi, além das vagas disponíveis para a fase Creche, foram abertas 232 vagas de Pré-escolar, que serão disponibilizadas por meio do link matriculas.am.gov.br, também a partir desta sexta (19).