O pagamento irá cair na conta bancária do contribuinte indicada no momento da declaração do Imposto de Renda
Contribuintes que caíram na malha fina na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2022 – e que ainda não receberam a restituição do imposto – podem se preparar para o recebimento da parcela que será paga nesta sexta-feira (28).
Além destes, a Receita informou que também receberão o pagamento aqueles contribuintes que tiveram alguma divergência de dados no sistema e que já regularizaram as pendências.
O pagamento irá cair na conta bancária do contribuinte indicada no momento da declaração do Imposto de Renda. Mas pode também entrar na conta a partir da chave Pix do contribuinte, caso a tenha informado.
No total, serão contemplados mais de 290 mil contribuintes que já regularizaram sua situação com a Receita. Dentre estes, entram as prioridades: 3.647 contribuintes que tenham mais de 80 anos; 25.136 contribuintes que tenham mais de 60 anos; 3.957 contribuintes que tenham alguma deficiência ou doença grave; e 9.615 contribuintes que vivem com a maior renda proveniente do magistério.
Além dos grupos prioritários, outros 248.579 contribuintes não prioritários também serão contemplados no pagamento.
Para saber se está dentre os contemplados, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e clicar na aba Meu Imposto de Renda. A consulta da restituição do Imposto de Renda pode ser feita clicando neste link. Na sequência, para visualizar o resultado da consulta, o contribuinte deverá inserir o número do seu CPF e data de nascimento.
Os contribuintes também podem consultar sua situação pelo aplicativo da Receita Federal disponível para download em sistemas Android e Apple.
Caso o contribuinte não verifique seu nome na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e emitir o seu extrato. Caso haja pendências, o contribuinte deverá enviar uma declaração retificadora e aguardar o retorno da Receita Federal.
Os valores ficarão disponíveis para saque no Banco do Brasil pelo prazo de até um ano. Depois deste período, se o contribuinte quiser ter acesso ao dinheiro deverá solicitar o saque no Portal e-CAC, no menu “Declarações e Demonstrativos”. Na sequência deverá clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Caso haja algum problema com a conta informada para depósito e a restituição não for depositada, o contribuinte poderá agendar para retirar o dinheiro em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB. Essa autorização também pode ser solicitada por telefone, ligando para a Central de Relacionamento do Banco do Brasil.