Na última sexta-feira (24), as equipes da da Receita Federal em Manaus , apreenderam 770g de cocaína, 488g de skunk e R$ 19 mil em cédulas falsificadas, durante operação Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios. As drogas foram encontradas em quadros do “Rei Pelé”, em boias infantis de natação e em um fusca de brinquedo foram encontradas as notas falsas.
Durante a revista feita pelos agentes algumas encomendas foram separadas para verificação não invasiva, porém, oo serem verificados no escâner e passarem pelos agentes caninos da Receita Federal, Odin e Deco, os volumes “testaram” positivo e foi preciso abrir as embalagens para analisar o conteúdo.
Na estrutura de madeira em alguns porta-retratos do “Rei Pelé” foi possível encontrar cocaína escondida no chassi traseiro, no formato de uma folha de papel. A droga pesou 770 gramas e vinha de Bonfim/Roraima com destino Yeronga/Austrália.
Outra encomenda que continha boias infantis de natação, foram encontrados 488 gramas de skunk, que estavam saindo de Manaus/Amazonas com destino a Sabará/Minas Gerais.
E na última verificação, realizada em uma encomenda proveniente do Rio de Janeiro/Rio de Janeiro para Manaus/Amazonas, no interior de um fusca de brinquedo a fiscalização encontrou R $19.960 em cédulas falsas.
A atuação da Receita Federal contra ilícitos
A Alfândega do Aeroporto de Manaus informa que as ações de fiscalização e controle aduaneiro realizadas têm por objetivo evitar a circulação, no território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente, e inibe a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio local.
A Receita Federal também alerta que muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estão ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras. Essas organizações criminosas, que promovem tráfico internacional de drogas, armas e munições, utilizam-se do mercado ilegal de produtos como forma de financiamento para suas ações. É importante que a população se conscientize de que o que pode parecer uma “pequena transgressão” traz grandes prejuízos ao país, contribuindo inclusive para a deterioração da segurança pública.
Leia mais:
PM apreende 50 quilos de drogas no Porto do São Raimundo
Receita Federal apreende drogas escondidas em panetone, HD e piscina plástica em Manaus