O governador Wilson Lima lançou, nesta sexta-feira (10/03), o 56º Festival Folclórico de Parintins, que em 2023 será pautado pelos pilares da Cultura, do Turismo e da Sustentabilidade. Em cerimônia no Teatro Amazonas, Wilson Lima também anunciou o repasse de R$ 10 milhões para a realização da festa, sendo R$ 5 milhões para os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.
O governador reforçou ações integradas que vão envolver todos os órgãos estaduais, mostrando o compromisso do Governo do Amazonas em incentivar a festa que, através da disputa dos bois azul e vermelho, movimenta a cadeia produtiva do município, gera emprego e renda para o interior.
“Ano passado, nós realizamos o maior festival de todos os tempos, mas pela demanda que a gente tem tido, em menos de duas horas os ingressos já foram vendidos, já não tem mais barco, já não tem mais acomodação, eu não tenho dúvida de que esse ano vai ser muito superior à festa do ano passado. E a gente vai apresentar mais um grande espetáculo”, afirmou Wilson Lima.
Além de reforçar as atrações culturais que serão oferecidas durante a realização do festival e incentivar o turismo, com o objetivo de tornar a ilha localizada a 369 quilômetros de Manaus rota do turismo nacional, o Governo do Amazonas também vai fortalecer práticas sustentáveis antes, durante e depois do festival, em um trabalho conjunto com os bois Caprichoso e Garantido e os patrocinadores da festa.
O governador Wilson Lima determinou, ainda, o empenho dos representantes dos bumbás na prática de atividades para a preservação do meio ambiente.
“A gente tem três pilares importantes para esse ano, que é a cultura, o turismo, mas sobretudo, o mais importante deles, a sustentabilidade. A gente caminha para que o festival folclórico de Parintins chegue a um momento que seja 100% sustentável, porque disso dependem as futuras gerações”, disse Wilson Lima.
Parintins 2023
Em 2023, 56º Festival Folclórico de Parintins acontecerá nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho e, além do patrocínio do Governo do Amazonas, conta com incentivo da Coca-Cola Brasil, em uma parceria longa e consolidada na promoção do evento, que este ano completa 27 anos e anunciou o valor de R$ 2,5 milhões para esta edição.
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa vai reeditar o Circuito +Cultura, realizado pela primeira vez no ano passado. Entre as atrações do circuito, estarão a visita guiada ao Bumbódromo; o roteiro das artes, com exposição a céu aberto de obras de diversos artistas locais; o Trio Panavueiro e a realização de feiras de Economia Criativa, para incentivar o trabalho de artesãos e empreendedores locais.