O temporal que atingiu Manaus, na madrugada desta quinta-feira (01/12), causou estragos em, pelo menos, 19 bairros. Alagações, deslizamentos de barranco, desabamento de residências e abertura de crateras em vias do bairro Raiz, na zona Sul, e na Cidade Nova, zona norte. Não há registro de pessoas feridas. Até o momento, a Defesa Civil registrou 32 ocorrências.
Conforme balanço preliminar do órgão, moradores dos bairros Raiz, Petrópolis, Centro, Parque Dez, São Francisco, São Jorge, Monte das Oliveiras, Japiim, Alfredo Nascimento, Coroado, Lago Azul, Crespo, Praça 14, Nova Vitória, Cidade Nova, Santo Antônio, Presidente Vargas, Nossa Senhora das Graças e Mauazinho tiveram prejuízos materiais. As ocorrências ainda estão em atendimento.
“Foi registrado mais de 100 milímetros de chuva nas últimas quatro horas. A Defesa Civil está com equipes nas ruas atendendo todos os bairros sinistrados. Não há desalojados e nem desabrigados até o momento. Só danos materiais, sem interdições de imóveis. A prefeitura está toda na rua para atender essa situação”, disse o secretário Executivo da Defesa Civil, Fernando Junior.
A chuva teve início por volta das 3h da manhã e atingiu com mais força bairros das zonas oeste e norte da cidade. Na Avenida Atlântica, bairro Raiz, uma cratera se abriu e engoliu dois carros. O Hospital Rio Negro sofreu alagações, o que obrigou a transferência de pacientes.
Trânsito
O temporal também causou problemas no trânsito da cidade, além de reclamações por interrupção no fornecimento de energia. Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), 28 ocorrências foram registradas, sendo dois acidentes com vítimas lesionadas e um apenas com danos materiais. Quatorze semáforos estão com problemas.