O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, visitou as principais unidades hospitalares da capital, nesta segunda-feira (05/09). O objetivo é assegurar que a população tenha atendimento de qualidade nas urgências e emergências durante os feriados da Semana da Pátria, que seguem até quarta-feira (07/09). A visita iniciou pelo Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Platão Araújo, na zona leste, seguido do HPS João Lúcio e do HPS 28 de Agosto, nas zonas leste e centro-sul, respectivamente.
Cerca de 70% dos leitos dos hospitais são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, informou o secretário. Ele reforçou a importância de a população redobrar os cuidados no trânsito neste período. O secretário explicou que o Plano de Contingência prevê leitos de retaguarda em unidades de saúde que irão receber pacientes dos hospitais e prontos-socorros, em caso de aumento da demanda por atendimento.
“Estamos aplicando o Plano de Contingência em todo o feriado pois, infelizmente, os acidentes de trânsito e os atendimentos aumentam, e para isso temos leitos de retaguarda preparados. Mas peço que as pessoas tomem cuidado, que os motoristas que forem dirigir, por favor, não façam uso de bebida alcoólica e que os motociclistas, por favor, invistam na direção defensiva”, disse Anoar Samad.
O Plano de Contingência das unidades de saúde foi elaborado para abastecer e manter o funcionamento dos hospitais, como explicou a secretária executiva da Capital da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Neylane Macedo.
“O plano teve como principal objetivo diminuir a superlotação nas portas de entrada das urgências e emergências. Os leitos de retaguarda dentro dos hospitais gerais, como Adriano Jorge e Delphina Aziz, servem de transferência para reduzir a lotação de pacientes que têm condições de serem conduzidos dentro da rede de saúde”, explicou a gestora.
A estratégia visa melhorar o atendimento aos pacientes que entram nas unidades por meio da urgência e emergência.
“Esses pacientes precisam manter uma internação mínima de 24 horas para observação para evitar qualquer intercorrência oriunda do trauma. O que nós precisamos é de prevenção, que nesse feriado as pessoas evitem o uso excessivo de álcool combinado com a direção, pois isso faz com o que o impacto na saúde seja reduzido”, reforçou a secretária.
FOTOS: Divulgação/SES-AM