A unidade recebeu manutenção geral no telhado, troca das calhas, podagem, pintura interna e externa
A Escola Estadual de Tempo Integral João dos Santos Braga, localizada no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, recebeu reforma realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, e inaugurou, nesta quinta-feira (15/09), os trabalhos concluídos de manutenção geral no telhado, troca das calhas, podagem, pintura interna e externa. Inaugurada em 2010, esta é a primeira vez, desde 2017, que a unidade de ensino passa por uma reforma.
A primeira-dama do Estado, Taiana Lima, participou do evento e falou da felicidade de estar mais uma vez em uma escola. “Sempre que entro em uma escola fico emocionada, porque como pedagoga que já trabalhou durante um bom tempo nas salas de aulas, é sempre uma alegria estar de volta em uma escola; é sempre uma emoção encontrar alunos tão animados como vocês”, disse Taiana.
Kuka Chaves, secretária de Educação e Desporto, relembrou a inauguração do laboratório de robótica da unidade e falou sobre os investimentos tecnológicos realizados pelo Governo do Estado.
“Temos aqui uma escola que há muito tempo não recebia uma intervenção. Aqui também já foi entregue um laboratório de robótica, um dos 27 inaugurados. Nós estamos trazendo o que há de melhor em termos de tecnologia e inovação. Além disso, temos um quadro extraordinário de profissionais de educação aqui dentro, fazendo o melhor. E eu não tenho dúvida que daqui dessa escola sairão grandes profissionais no futuro”, pontuou a secretária.
Ida Laura Santos, gestora da unidade de ensino há cinco anos, conta que, desde que assumiu a direção da escola, a comunidade aguardava muito a entrega dessa nova estrutura.
“Como representante da escola ao longo desses cinco anos, era algo que a gente almejava enquanto comunidade, nós tínhamos essa necessidade. Então este ano, nós fomos premiados, não só com a revitalização, que atendeu uma necessidade da nossa escola, mas também no setor pedagógico da escola, com a inauguração do espaço maker, em maio deste ano, que veio completar os espaços que já temos dentro da nossa unidade escolar”, declarou a gestora.
Aprendizagem
Estudante da escola há cinco anos, Glenda Campos, 15, que está no 1º ano do Ensino Médio, diz que o fato da unidade oferecer mais conforto, ajuda, inclusive, na concentração e no aprendizado. “Eu estudo aqui desde meus 11 anos, desde o 6º ano do Ensino Fundamental, antes por aqui era tudo muito simples, já era bom, mas agora melhorou muito. A gente queria um espaço melhor para a gente aprender, estudar melhor, agora a gente consegue aprender mais, se concentrar mais”, completou a aluna.
Atualmente, a escola atende turmas do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental; 1º ao 3º ano do Ensino Médio e o Novo Ensino Médio (NEM). No total, 958 alunos estão matriculados na unidade, sendo 158 alunos do Novo Ensino Médio, divididos em quatro turmas com ensino bilingue – português e espanhol.
FOTOS: Antonio Lima/Secom