O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e suas vinculadas – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), encerrou, no domingo (04/09), a 44ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), movimentando R$ 147 milhões no agronegócio do estado, entre negócios e operações de crédito rural. Na edição de 2021, o volume de negócios registrado foi de R$ 103 milhões.
A Expoagro reuniu mais de 400 expositores institucionais e comerciais, durante oito dias de evento, recebendo mais de 150 mil visitantes, superando o ano de 2021, que foi de 45 mil.
Oriunda do Acre e residente em Manaus há 24 anos, Marcia Ferreira foi uma das visitantes da exposição agropecuária amazonense e disse que o momento foi de nostalgia.
“Para mim, a Expoagro representa muita coisa, primeiramente, porque eu sou do interior do Acre, meu pai é fazendeiro. Ele cria boi, porco, ovelha, entre outros. Então para mim representa muito, pois me traz um pouquinho a lembrança dos meus pais. Eu estava em casa e decidi vir aqui. Trouxe minha filha e a amiguinha dela, e estamos vendo muitas coisas legais”, comentou.
O evento teve diversas atrações, entre apresentações regionais, com o Festival Artistas da Terra, parque de diversão, praça de alimentação, rodeio, estandes com os potenciais produtivos dos municípios do Amazonas, entre outros.
Resultados
O titular da Sepror, secretário Petrucio Magalhães Júnior, apresentou os resultados da Expoagro, destacando que a exposição já é um evento fixo no calendário amazonense. Ele antecipou que a 45ª Expoagro será realizada no Parque de Exposição Dr. Eurípedes Ferreira Lins, localizado no Km 02 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista).
“Nossa equipe do Governo do Amazonas está muito feliz com os resultados. Foi um resgate da Expoagro em 2019, após seis anos não acontecia. Os produtores sonhavam muito com a volta da exposição, a população tinha uma saudade muito grande, por conta desses seis anos sem a realização da principal vitrine do setor agropecuário do Amazonas. A gente veio para essa 44ª Expoagro motivados, porque nós construímos essa ‘Cidade do Agro’ aqui no Kartódromo. Incrível a participação da população”, comentou o titular da Sepror.
Negócios e capacitação
A Expoagro ofertou também mais de 80 palestras. Ao todo, 2.140 produtores rurais e público em geral foram capacitados, com o apoio de diversas instituições que difundiu conhecimento, debates e novas tecnologias relacionadas ao meio rural.
Ademir Souza, vendedor e expositor da empresa Agroam, que comercializa implementos agrícolas, tratores, ferramentas e material de construção comentou a participação na Expoagro. “A Expoagro foi produtiva, foram oito dias de sucesso, com recorde de público. Graças a Deus a Expoagro voltou ‘bombando’. Nós fizemos muitas propostas, recebemos muitas gente aqui. O retorno está sendo gratificante”, comentou.
FOTOS: Lucas Silva/Secom e Emerson Martins/Sepror