O estímulo ao aprendizado das línguas asiáticas é uma das práticas mais presentes entre os jovens da atualidade e o, agora, ex-estudante da rede estadual, Carlos Gabriel Guimarães Pinheiro, pretende seguir essa prática em seu futuro. Com apenas 19 anos, o egresso da rede pública foi aprovado em 1º lugar no curso de Língua Japonesa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Ex-aluno da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Jacimar da Silva Gama, na zona sul de Manaus, teve seu estudo incentivado desde o início na unidade escolar, que oferta o ensino bilíngue Português – Japonês. Com a divulgação realizada na última semana, Carlos descobriu ser um dos mais de 300 estudantes da rede pública estadual que foram aprovados no Processo Seletivo Contínuo (PSC).
Em seu preparo para os vestibulares, Carlos diz que a revisão dos conteúdos e matérias em sala de aula foi sua base de rotina de estudos, além do aprendizado por meio dos canais disponibilizados pela Secretaria de Educação no YouTube, como as videoaulas do projeto Conquistar. O calouro comenta que o deslumbre pela arte da tradução e outras culturas foi uma das bases de escolha do curso de Língua Japonesa.
“Durante a minha estadia no colégio foi onde eu descobri o meu interesse pela língua japonesa, eu já gostava bastante da cultura do Japão e da mídia de entretenimento japonesa em geral, como animes, mangás, livros, jogos, entre outros. Eu sempre tive um fascínio pela arte da tradução e localização, eu já havia feito algumas traduções de inglês para português, mas quando percebi que eu podia fazer a mesma coisa com o japonês eu me animei bastante”, afirma o futuro universitário.
Seu objetivo é seguir carreira tanto de professor quanto de tradutor da língua japonesa e, para isso, pretende realizar o Exame de Proficiência em Língua Japonesa, que fornece um certificado atestando o nível de japonês equivalente à prova.
Mais aprovados
O estudante Luciano Ximenes, 18, é outro calouro da universidade federal. Aprovado em 1º lugar no curso de Engenharia de Software, o ex-aluno do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Sergio Pessoa, na zona norte de Manaus, declara que a felicidade de realizar seu sonho é maravilhosa.
“Passar em Engenharia de Software sempre foi um sonho para mim, desde o Ensino Fundamental. E foi uma alegria só ver o aprovado, pois além de passar no curso que queria, eu passei na 1ª colocação. A minha forma de estudo foi focar nos editais, sempre procurei estudar por plataforma de estudo como o Acerta+Enem. E isso me ajudou muito a ter uma qualificação boa na prova”, afirma Luciano.
Com a divulgação dos resultados, mais de 300 estudantes da rede estadual foram aprovados no processo seletivo. Só nas Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) 3 e 6, que abrangem a zona oeste e leste de Manaus, foram 164 estudantes aprovados no PSC; a CDE 1, contou com 35 aprovações; a CDE 2 com 54; a CDE 4 com 33; a CDE 5 com 13 estudantes aprovados; e a CDE 7 teve 34 aprovações no processo seletivo.
FOTO: Divulgação/Arquivo Pessoal