As ações para coibir assaltos a ônibus do transporte público em Manaus foram intensificadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). As operações ocorrem diariamente, em horários diversificados, conforme a identificação da mancha criminal. Representantes das empresas do segmento têm contato direto com agentes de segurança e afirmam que sentiram diferença nos últimos dias.
De acordo com o capitão PM Diego Oliveira, coordenador de operações da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), da SSP-AM, foi realizado um comparativo entre as primeiras quinzenas dos meses de maio, junho e julho, relacionado ao quantitativo de delitos patrimoniais cometidos dentro das três linhas de coletivos de maior número de ocorrências dessa natureza.
“Baseado nas informações coletadas de local, dia da semana, horário e linhas de ônibus que eram mais assaltadas, chegamos a conclusão que mais de 50% dos roubos a ônibus em Manaus aconteciam em três linhas: 560, 640 e 650. Fomos para campo contemplando essas três linhas e já conseguimos verificar o fruto desse trabalho”, destacou o capitão.
Conforme o relatório da Seaop, durante a primeira quinzena de maio, 27 assaltos foram registrados nas três linhas citadas. Em junho, no mesmo período, foram 37 casos e em julho, com a atuação dos policiais com base nos levantamentos, o número reduziu para 13.
A equipe de operações realiza um acompanhamento das linhas de ônibus. Os policiais identificaram o terreno das linhas, e, diariamente, acompanham os trechos que foram mapeados com os locais onde os criminosos atuam.
Na noite desta quarta-feira (13/07), durante uma abordagem ao ônibus da linha 560, a cobradora Nivia Fernandes informou que somente essa semana, o ônibus que ela trabalha foi abordado cerca de cinco vezes em ações de monitoramento da polícia.
“É muito boa essa operação, traz proteção da segurança para nosso trabalho. Só tenho a agradecer ao trabalho dos policiais, por tudo o que estão fazendo pela população”, disse.
Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM