Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Ministério da Economia emitiu  parecer favorável ao Estado no empréstimo junto ao BID para o novo Prosamin+
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Ministério da Economia emitiu  parecer favorável ao Estado no empréstimo junto ao BID para o novo Prosamin+
CidadesEconomia

Ministério da Economia emitiu  parecer favorável ao Estado no empréstimo junto ao BID para o novo Prosamin+

Redação
Atualizado em 2022/07/29 at 5:34 PM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

O Ministério da Economia emitiu parecer favorável ao pedido de garantia efetuado pelo Governo do Amazonas à União para contratar operação de crédito internacional no valor de U$ 80 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos são para a execução do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).  

Em comunicado enviado nesta sexta-feira (29/07) à Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz), a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão do Ministério da Economia, informa que o Estado “cumpre os requisitos prévios para a contratação ”.

O novo Prosamin+ está sendo executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE)  e vai realizar obras de requalificação urbanística, que inclui saneamento básico, drenagem urbana, moradia, mobilidade urbana e tratamento de áreas de risco socioambiental em um trecho do Igarapé do Quarenta, entre as comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste e   Manaus 2000, no Japiim, zona sul.

De acordo com o coordenador da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o parecer da STN significa que o Estado tem saúde financeira para contrair o empréstimo com o aval da União, já que se trata de uma operação de crédito internacional.  “É mais uma etapa cumprida no processo  de contratação em que a STN atesta o cumprimento pelo Estado de limites e condições para contrair o financiamento junto ao banco credor, no caso o BID. O processo está agora na PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional), que vai fazer seu parecer, juntar com a minuta do empréstimo e enviar para o gabinete Civil da Presidência da República que, por sua vez,  solicitará ao Senado Federal autorização para a contratação da operação de crédito e contragarantia”, explicou.

Segundo Campêlo, o processo está dentro do cronograma que prevê para a primeira semana de setembro a assinatura do contrato entre o Governo do Amazonas e o BID.

Enquanto segue com os trâmites burocráticos do contrato, que já está aprovado no BID, a UGPE obteve do governador Wilson Lima autorização para iniciar a fase de obras e do reassentamento, com recursos próprios, da contrapartida do Estado, ou que serão compensados depois pelo banco.

O valor da operação de crédito é de U$ 80 milhões e a contrapartida do Governo do Estado é de U$ 34,3 milhões.

FOTOS: Tiago Corrêa / UGPE

Leia também

Suframa negocia ampliação de áreas para novas fábricas em Manaus

Seduc faz nova convocação para 120 aprovados em processo seletivo

Aberto cadastro para 300 vendedores informais no #SouManaus; Saiba como participar

Em expansão no Amazonas, Sicredi abre nova agência na zona norte de Manaus

Mais de 200 mil cirurgias foram realizadas em hospitais públicos do Amazonas

Termos Amazonas, Manaus
Redação 29/07/2022 29/07/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Em ações distintas, PMAM detém cinco indivíduos e recupera veículo em Tabatinga
Próximo Artigo Mil casos e três mortes de Covid-19 são confirmados no Amazonas, nesta quarta-feira (13/07) Manaus terá vacina contra a Covid-19 em 12 pontos neste sábado, 30/7
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.