O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou neste sábado (26/02) que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) deve entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para resguardar os diferenciais da Zona Franca de Manaus frente às mudanças na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), anunciadas ontem em decreto presidencial.
A medida do presidente Jair Bolsonaro é apontada por lideranças empresariais e políticas locais como o esvaziamento do modelo econômico amazonense, com risco de fuga de capital e demissões em massa. Atualmente, são mais de 100 mil empregos no Polo Industrial de Manaus.
Wilson Lima disse que entrou em contato com o ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, para falar sobre os prejuízos que a nova política do IPI representam para a economia do Amazonas. Disse também que tem agenda marcada com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, para buscar um entendimento.
“Para ser justo com o Brasil, o Amszonas tem que ser tratado de forma diferente, porque nós temos condições diferentes, dificuldades diferentes na infraestrutura. Não temos conexão via estrada com o restante do Brasil”, disse Lima.