As provas serão realizadas no próximo dia 6 de fevereiro em Manaus e outras sete cidades
O concurso público para ingresso na Polícia Militar do Amazonas (PMAM) promete ser bastante concorrido. Em média, cada vaga será disputada por 82,7 candidatos. Ao todo, o concurso teve 111.749 inscritos para disputar 1.350 vagas para os quadros de oficial e soldado.
Das mais de 111 mil inscrições, um total de 16,7 mil foi realizada por meio de taxas de isenção socioeconômica. Para aluno oficial, o concurso teve 20.096 inscritos. Já para as vagas de aluno soldado, foram 89.010 mil inscritos. Para a área de saúde, foram 2.643 inscritos.
Segundo o edital do concurso público, as 1.350 vagas estão divididas em três categorias: mil vagas para aluno soldado (nível médio), 320 vagas para aluno oficial (nível superior) e 30 vagas para aluno oficial de saúde (nível superior).
Para o ingresso – Os candidatos aprovados e classificados serão matriculados nos Cursos de Formação de Soldados (CFSD/PM), com 10 meses de duração, de Formação de Oficiais (CFO/PM), com 36 meses de duração, e de Formação de Oficiais de Saúde (CFOS/PM), com quatro meses de duração. As remunerações iniciais variam de R$ 2.657,28 (aluno soldado) a R$ 7.180,34 (aluno oficial e aluno oficial de saúde). Serão sete etapas classificatórias que envolvem prova objetiva, prova de título, avaliação médica, exame físico, investigação social, exame psicotécnico.
Provas – A realização da prova objetiva para o nível médio, contendo 60 questões, está prevista para o dia 6 de fevereiro de 2022, das 8h às 11h30, em Manaus e nos municípios de Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé. A prova objetiva para o nível superior, contendo 80 questões, está prevista para ser aplicada no mesmo dia, das 15h às 19h30, nas mesmas cidades.
Cargos – O Oficial da Polícia Militar trabalhará em contato cotidiano com o público, em equipe, sob supervisão, em ambiente de trabalho que pode ser fechado, a céu aberto ou em veículo automotor, em horários diversos (diurno, noturno e em rodízios de turnos). Atuar em condições de pressão e de risco de morte em sua rotina de trabalho.
O Oficial de Saúde Polícia Militar vai atuar de acordo com a legislação que rege sua especialidade; realizar atendimento clínico, emergencial, ambulatorial, perícias, atividades da especialidade; bem como cumprir plantões internos; além de atuar em eventos policiais militares internos e externos, próprios do oficial policial militar.
E o Soldado Polícia Militar trabalhará em contato cotidiano com o público, em equipe, sob supervisão, em ambiente de trabalho que pode ser fechado, a céu aberto ou em veículo automotor, em horários diversos (diurno, noturno e em rodízios de turnos). Atuar em condições de pressão e de risco de morte em sua rotina de trabalho.