Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Com queda de 50% no estoque, Hemoam convoca doadores com urgência
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Com queda de 50% no estoque, Hemoam convoca doadores com urgência
Cidades

Com queda de 50% no estoque, Hemoam convoca doadores com urgência

Redação
Atualizado em 2022/01/24 at 3:27 PM
Redação 4 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca doadores de todos os tipos sanguíneos para doarem com urgência. O abastecimento de sangue do hemocentro amazonense registrou queda de 50% nesta quinta-feira (20/01) e já ameaça o atendimento para cirurgias agendadas.

“Se a frequência de doadores não melhorar, não teremos condições de atender às demandas de cirurgias. A situação está precária, principalmente, para o sangue O positivo (O +), considerando que ele representa a maioria das solicitações vindas dos hospitais públicos e privados”, alertou Socorro Viga, chefe do departamento do ciclo do sangue.

A maior causa para a queda no estoque é o avanço das infecções por Covid-19 e das síndromes gripais (FOTOS: Divulgação/Hemoam).

Em reunião realizada nesta semana, com a área técnica da hemoterapia do Hemoam, o diretor clínico da instituição, Dr. Nelson Fraiji, sinalizou sobre a recomendação da remarcação de cirurgias não urgentes. “A demanda não está coincidindo com nossos estoques e não podemos correr o risco de faltar sangue para as ocasiões de urgência”, ponderou.   

Cirurgias eletivas 

A partir dessa situação o Hemoam emitirá um comunicado a todos os hospitais públicos e privados, recomendando a remarcação de cirurgias não urgentes para assegurar a oferta de bolsas para os casos de urgência. 

Além do sangue tipo O positivo, o Hemoam também sinaliza para o estoque baixo do O negativo, este segundo é de grande importância nas emergências, quando o paciente precisa de transfusão e não se sabe a qual grupo sanguíneo ele pertence.    

Covid-19 e gripe 

A maior causa para a queda no estoque é o avanço das infecções por Covid-19 e das síndromes gripais. Quem testou positivo para covid-19 só pode doar após 14 dias do desaparecimento dos sintomas. Quem teve gripe pode doar após sete dias.

Para doar sangue é preciso estar saudável e ter entre 16 a 69 anos, bem alimentado e descansado, pesar acima de 50 quilos, apresentar um documento oficial e original com foto. Doadores menores de 18 anos precisam vir acompanhados dos pais ou responsável legal.

As doações podem ser realizadas de segunda a sábado das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, n 4397, Chapada.

Leia também

Moradores de Tefé ganharão transporte gratuito para atendimento jurídico na Defensoria

Confira onde falta energia elétrica neste domingo (12), em Manaus

MPF recomenda contra cobrança abusiva da “taxa seca” no Amazonas

Manaus registrou queda de 73% nos assaltos a ônibus no início de 2026

Moradores cobram fornecimento de energia em manifestação na BR-174

Termos Doadores, Estoque, Hemoan, Queda, Urgência
Redação 24/01/2022 20/01/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior MPAM investiga Prefeitura de Itamarati por licitação de mais de R$ 400 mil para aquisição fardamento escolar
Próximo Artigo Governo reforça novas orientações para órgãos públicos estaduais
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.