Principal estrada a interligar Manaus a municĆpios da RegiĆ£o Metropolitana, a rodovia Manoel Urbano, conhecida como AM-070, deve impulsionar a economia na regiĆ£o, beneficiando setores como a produção agrĆcola, a indĆŗstria ceramista, a construção civil e o turismo. Inaugurada pelo governador Wilson Lima, em dezembro do ano passado, a duplicação da estrada era um sonho antigo da população.
A duplicação e modernização da AM-070 beneficiam diretamente os municĆpios de Iranduba, Manacapuru e Novo AirĆ£o e, indiretamente, Beruri, Caapiranga e AnamĆ£. Juntas, as localidades reĆŗnem uma população de mais de 200 mil habitantes.

De acordo com o governador, a modernização da AM-070 representa desenvolvimento socioeconĆ“mico para a regiĆ£o, sendo um atrativo para novos investimentos e, consequentemente, para geração de mais emprego e renda para a população. A rodovia duplicada melhora a logĆstica de escoamento da produção agrĆcola e da indĆŗstria ceramista da regiĆ£o, alĆ©m do turismo.
āĆ uma das estradas com sinalizaƧƵes mais modernas do Brasil, que só Ć© verificada e colocada em grandes avenidas, grandes estradas. Hoje a rodovia estĆ” segura para trafegar, Ć© claro que cada um tambĆ©m tem que fazer a sua parte respeitando os limites de velocidadeā, acrescentou Lima.
Ao trafegar pela estrada, Ć© comum verificar placas com anĆŗncios de novos loteamentos e unidades habitacionais, uma demonstração do potencial da regiĆ£o na construção civil. As boas condiƧƵes da estrada tambĆ©m facilitam o escoamento da produção agrĆcola na regiĆ£o e a produção de tijolos, que tem Manaus como principal mercado consumidor.

O turismo também ganha com a facilidade de se chegar até belezas naturais como as praias do Açutuba e do Japonês, em Iranduba, e o arquipélago de Anavilhanas, em Novo Airão. Além disso, houve melhoria no acesso a hotéis, pousadas e praias e outros atrativos em cidades como Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.
ObraĀ
Quem vĆŖ a estrada em boas condiƧƵes pode nĆ£o ter ideia da verdadeira epopeia para a obra ser finalizada. Iniciada hĆ” oito anos, a obra passou pela mĆ£o de quatro governadores atĆ© ser concluĆda. Quando pegou a missĆ£o, em 2019, Wilson Lima recebeu a obra com pouco mais de 40% de execução, e determinou prioridade no avanƧo do projeto, que consumiu R$ 430 milhƵes em investimentos.
Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra). O titular da pasta, Carlos Henrique Lima, destacou que as equipes desempenharam o serviço em uma das zonas com maior dificuldade. Mais de 10 mil empregos diretos e indiretos foram gerados com as obras. Para ele, a rodovia é um marco na história do Amazonas.

āNós fizemos quase 60% da rodovia, e o trecho que nós fizemos Ć© muito mais difĆcil, porque teve uma terraplanagem e um movimento de terra muito maior do que o anteriormente inaugurado. Nós encontramos a rodovia praticamente inoperante e nós construĆmos, reconstruĆmosā.