Uma operação conjunta entre a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Polícia Federal do Amazonas (PF/AM) resultou na apreensão de duas toneladas de drogas nas proximidades do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). A ação ocorreu no Rio Solimões, neste domingo (23/02), mas só foi revelada nesta segunda-feira (24).
Os traficantes conseguiram fugir, deixando quatro armas de grosso calibre e munições para trás. Ao todo, a operação impôs um prejuízo de R$30,5 milhões ao crime organizado. Por volta das 23h, após denúncia e informações levantadas pelas equipes de Inteligência da PMAM e da PF/AM, policiais militares da COE realizaram abordagem a uma lancha na altura do rio Solimões.
LEIA TAMBÉM: Homem é procurado por roubo em Coari
Segundo o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Alysson Lima, as informações apontavam que a embarcação teria vindo da fronteira entre Colômbia e Peru. “Inicialmente, a embarcação começou um intenso tiroteio contra os policiais militares, que revidaram. Os suspeitos pularam no rio e os PMs ainda tentaram fazer a prisão deles, mas devido a escuridão, eles conseguiram se evadir”, explicou.
Ao todo, foram apreendidas duas toneladas de maconha tipo skunk, dois fuzis, duas espingardas de calibre 12, 285 munições de calibre 556 e 12, uma lancha de aproximadamente 10 metros e três motores.
A droga apreendida em Iranduba e o restante do material foi levado para a Superintendência da PF Amazonas, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.