Manaus vai sediar, em julho, o primeiro Encontro Internacional de Escolas Lixo Zero, iniciativa que tem o propósito de criar uma rede de instituições comprometidas com a educação ambiental, mitigação das mudanças climáticas e gestão sustentável de resíduos. O Encontro fará parte da programação do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, evento que acontece de 21 a 25 de julho, na capital amazonense.
O congresso é promovido pela Rede Lusófona de Educação Ambiental (RedeLuso), Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação e Governo do Estado do Amazonas. Já o encontro é uma promoção do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB). O presidente do ILZB, Rodrigo Sabatini, destaca a importância de realizar esse evento em Manaus, cidade situada no coração da floresta amazônica e de debater a questão com estudantes e educadores.
LEIA TAMBÉM: 10 bairros ficam sem energia elétrica no fim de semana em Manaus
Rodrigo Sabatini esteve esta semana em Manaus alinhando detalhes do Encontro Internacional de Escolas Lixo Zero. “As instituições têm um papel importante no processo de mudança do atual cenário ambiental. A educação pode transformar a mentalidade e estimular nas crianças e adolescentes atitudes sustentáveis”, disse ele.
Durante o Encontro Internacional de Escolas Lixo Zero, instituições de diferentes países vão apresentar iniciativas voltadas para a gestão dos resíduos. “A intenção é compartilhar boas práticas, para que sejam replicadas em escolas de todo o mundo. No Amazonas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é parceira do ILZB”, explica.
Segundo Rodrigo Sabatini, entre as metas do encontro está a criação de uma rede internacional de escolas comprometidas com a educação ambiental, o desenvolvimento de um plano de ação para a redução de emissões de carbono, por meio de práticas Lixo Zero, a sensibilização de educadores e estudantes sobre a gestão dos resíduos e a criação de um pacto de compromisso com a educação ambiental e ações climáticas sustentáveis.