A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) vai investir R$1,2 milhão em projetos inovadores e sustentáveis, com foco na promoção da participação feminina no empreendedorismo e no desenvolvimento de cadeias produtivas do agronegócio no interior. A expectativa é que sejam selecionados dez projetos, que terão prazo de vigência de 18 meses.
O prazo de inscrições de propostas está aberto. O edital é para pesquisadoras vinculadas a instituições de ensino superior e/ou pesquisa, institutos de pesquisa, e empresas públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento, sem fins lucrativos. A proposta busca criar e fortalecer oportunidades para que as mulheres assumam papéis de liderança e se destaquem na gestão de negócios em setores estratégicos da economia regional.
Os projetos devem estar alinhados a um ou mais dos seguintes temas:
- Pecuária: Carne, leite e derivados;
- Agricultura Familiar: Produtos diversificados e frutas tropicais;
- Pesca: Atividades artesanais, comerciais e derivados de peixe;
- Artesanato: Produção de itens locais com potencial para o mercado externo;
- Bioeconomia e produtos florestais não madeireiros: Extrativismo sustentável, cosméticos e medicamentos;
- Cacau: Produção local e transformação em chocolates e derivados;
- Energia: Fontes renováveis;
- Manejo florestal sustentável: Extração de madeira, certificação e mercado internacional.
LEIA TAMBÉM: Sidia seleciona para 9 vagas de emprego e estágio em Manaus
Como se inscrever?
As propostas deverão ser apresentadas até o dia 27 de março, por meio do formulário online disponível no Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SIGFAPEAM). O acesso requer login e senha previamente cadastrados. Pesquisadoras que ainda não possuem cadastro deverão se registrar no Banco de Pesquisadores da Fapeam.
Além do formulário eletrônico, é obrigatória a submissão de documentação complementar anexada ao SIGFAPEAM. As interessadas podem acessar o sistema e conferir todos os requisitos [CLICANDO AQUI].