O Instituto de Desenvolvimento Mamirauá está com bolsa de pesquisa disponível nas áreas de geografia e ciências sociais, em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus).
Os requisitos para realizar a candidatura à bolsa são: Profissional de nível superior com, no mínimo, dois anos de experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação, Formação em Ciências Sociais, Geografia, Antropologia, Ecologia Humana ou áreas afins, com experiência em estudos sobre migração, dinâmica populacional e gestão ambiental. Entre outras qualificações referentes ao cargo.
Segundo o Instituto, O bolsista do Instituto Mamirauá, atuará no âmbito do projeto de pesquisa “Dinâmica espacial da população e gestão territorial no contexto de Unidades de Conservação na Amazônia central”. Sua principal função será investigar a relação entre dinâmica populacional, mobilidade espacial e gestão ambiental nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã e Mamirauá. O trabalho envolve a análise de movimentos migratórios temporários e permanentes e seus impactos na organização social, no uso dos recursos naturais e na governança dessas áreas. A atuação inclui a coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos, a realização de levantamentos de campo e a formulação de indicadores para avaliar a efetividade da gestão das UCs.
Os interessados na bolsa do Instituto Mamirauá, devem realizar a inscrição enviando o Currículo, a Carta de apresentação e dois contatos de referências profissionais para o e-mail: [email protected]
LEIA TAMBÉM: Sine inicia a semana com 340 vagas de emprego
O Segundo a Segundo informa que as empresas são inteiramente responsáveis pelos critérios de seleção para as vagas, assim como sobre as exigências para a ocupação dos postos de trabalho. Alertamos, entretanto, que processos de seleção para vagas de emprego são totalmente gratuitos e não exigem cobrança de tarifas, pagamentos por exames ou por cursos supostamente necessários para as vagas.
Esses tipos de situações podem se tratar de fraudes e devem ser denunciados, por meio de registro de Boletim de Ocorrência, à Polícia Civil.
As autoridades também recomendam que não sejam enviadas cópias ou originais de documentos pessoais antes da realização de entrevistas presenciais na sede da empresa ou da gerência de recursos humanos responsável pela seleção. Também não se deve informar, em qualquer hipótese, números e senhas de cartões bancários, de crédito ou de benefício social.