O município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) recebe, a partir da segunda-feira (03/02), a Carreta da Saúde, do Governo do Amazonas, para realizar exames de imagem, como mamografia e ultrassonografia. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a previsão é de atender 1.300 pessoas até o dia 14 de fevereiro.
A unidade móvel estará posicionada no estacionamento do Grêmio Recreativo Folclórico Ciranda Flor Matizada, na avenida Boulevard Pedro Rattes de Oliveira, bairro Centro. A Carreta estava no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital), onde atendeu a população no período de 7 a 31 de janeiro, realizando mais de 1.680 exames de imagem.
LEIA TAMBÉM: UFAM convoca candidatos na lista de espera do PSI, o vestibular do interior
De acordo com a SES-AM, além de Iranduba e Manacapuru, os demais municípios da Região Metropolitana de Manaus estarão novamente no circuito de atendimentos das unidades móveis, nos próximos meses, aproximando os serviços de saúde da população.
Em 2024, a Carreta da Saúde levou atendimentos aos municípios do interior, alcançando Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Iranduba, Presidente Figueiredo e Parintins. “Essa é uma estratégia que vamos continuar em 2025, seguindo a orientação do governador Wilson Lima de ampliar o alcance dos serviços oferecidos na rede pública de saúde”, destacou a secretária Nayara Maksoud.
Em Manacapuru, os atendimentos da Carreta da Saúde serão feitos das 8h às 12h e das 13h às 17h, e são exclusivamente para adultos. No local, serão oferecidas 500 mamografias e 800 ultrassonografias (de abdômen total, de abdômen superior, de tireoide, mama, de próstata via abdominal, de aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica).
Carreta da Saúde tem atendimento em Manaus
Em Manaus, a SES-AM está com uma das Carretas da Saúde e a unidade móvel de Tomografia posicionadas no estacionamento da Maternidade Azilda Marreiro, na avenida Sumaúma, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus. Os atendimentos iniciaram no dia 13 de janeiro e seguem até o dia 7 de fevereiro.
Conforme a secretária da SES-AM, no local, a previsão é realizar 4.400 exames, sendo 1.200 ultrassonografias, 1.000 mamografias e 2.000 exames de tomografia.