Lançado pelo presidente Lula, o programa Mais Professores para o Brasil vai beneficiar cerca de 2,3 milhões de professores em todo o país. O planejamento do Ministério da Educação é lançar a primeira chamada de inscrições em fevereiro deste ano.
A bolsa ‘Mais Professores’ dará apoio financeiro para incentivar o ingresso de docentes nas redes públicas de ensino da educação básica e aumentar a atuação em regiões com carência docente. A ideia é similar ao programa Mais Médicos, que leva médicos para regiões em que há escassez ou ausência desses profissionais.
LEIA TAMBÉM: Hospital 28 de Agosto abre seleção com salário de até R$13 mil
“Vamos fazer o chamamento público agora, em fevereiro, e a ideia é que a gente possa já ter professores com a Bolsa Mais Professores a partir do segundo semestre deste ano”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.
O participante receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 2.100, além do salário do magistério, pago pela rede de ensino que está vinculado. Além disso, durante o período da bolsa, o professor cursa uma pós-graduação lato sensu com foco em docência.
O novo programa do governo Lula está estruturado em cinco eixos: seleção para o ingresso na docência; atratividade para as licenciaturas; alocação de professores; formação docente; e valorização.