400 quilos de carne de animais abatidos ilegalmente em um açougue clandestino localizado no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, foram apreendidos pela Defesa Agropecuária Florestal do Estado (Adaf). Os produtos foram descartados no aterro sanitário da capital.
Além das carnes, também foram apreendidos animais vivos vendidos no local sem autorização, como caprinos e aves. O estabelecimento foi interditado e os responsáveis foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos.
LEIA TAMBÉM: Como fazer cadastro para almoço de R$1 em 18 restaurantes em Manaus
No comércio, também havia produtos de origem animal sem qualquer garantia de sanidade e sem um processamento adequado o que poderia causar risco de saúde para os consumidores. Portanto, sem condições alguma para consumo, todos os produtos foram removidos.
O diretor-presidente da Adaf, José Omena, ressaltou que a autarquia atua permanentemente no combate à produção e ao comércio clandestino de alimentos com o objetivo de preservar a saúde pública. “Não é justo que os empreendedores que trabalham corretamente, observando todos os cuidados sanitários, enfrentem a concorrência desleal da produção clandestina, que além de prejudicar a economia, também coloca em perigo a saúde das pessoas”, disse Omena.