A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal se encaminha para a reta final em Manaus. As visitas domiciliares foram encerradas, agora, tutores de cães e gatos que não foram atendidos podem imunizar seus animais em 34 pontos fixos de vacinação espalhados pela capital.
Até agora, mais de 270 animais já foram vacinados em Manaus, conforme dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand.
“Esses pontos ficam situados em diversos locais da cidade, permitindo que o usuário não precise se locomover tanto para vacinar seu animal. É importante apenas que, antes de sair de casa, ele observe os dias e horários de atendimento de cada estabelecimento”, destaca o gerente do Centro de Zoonoses Manaus, Rodrigo Araújo.
Além de clínicas veterinárias parceiras, a vacinação contra a raiva está disponível em duas unidades da rede municipal de saúde e na sede do Centro de Zoonoses Manaus, no bairro Compensa, zona oeste da cidade. “No CCZ, o serviço é ofertado o ano todo, sempre de segunda a sexta, em dias úteis, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. E, neste mês de janeiro, funcionaremos também com vacinação aos sábados, das 8h às 12h”.
LEIA TAMBÉM: Deslizamento de barranco destrói duas casas no bairro Mauazinho
A vacinação contra a raiva é obrigatória para cães e gatos a partir de três meses de idade, que devem ser imunizados anualmente. Os animais devem estar em boas condições de saúde para receber a vacina, e não é necessário que o tutor apresente qualquer documento para acesso ao serviço.
“Para facilitar o atendimento, orientamos que o tutor leve seu cão com coleira e guia. Já os gatos podem ser levados enrolados em pano no colo ou em caixas próprias para transporte”, diz Rodrigo Araújo.
Para mais informações sobre a campanha de vacinação contra a raiva animal, a população pode entrar em contato com o Centro de Zoonoses, por meio do WhatsApp, nos números (92) 98842-8359 ou 98842-8484, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.