De janeiro a outubro de 2024, mais de 12,8 mil pessoas fizeram cirurgias de catarata nos hospitais da rede pública do Amazonas, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Os números refletem a ampliação de atendimentos com os mutirões de cirurgias e o aumento da capacidade nas unidades hospitalares, disse a pasta.
A expectativa é que até fevereiro deste ano mais de 2 mil novas pessoas passem pelo procedimento por meio das jornadas de cirurgias. Um dos pacientes já beneficiados é o aposentado Cosme Almeida, de 65 anos. Após ser diagnosticado com catarata nos dois olhos, ele descobriu que precisaria passar por cirurgia para voltar a enxergar melhor e recuperar a autonomia. Em dezembro, realizou o procedimento na rede de saúde do Estado, de forma rápida e segura.
LEIA TAMBÉM: Matrícula de alunos novos e transferência de pessoas com deficiência começa hoje
“Eu enxergava tudo embaçado. À noite não conseguia ver mais nada, e parei até de dirigir. Agora, estou muito feliz porque operei e já estou pensando em voltar a trabalhar”, afirmou.
Conforme a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, as cirurgias de catarata estão sendo realizadas em quatro clínicas credenciadas junto ao Ministério da Saúde (MS), a partir de um convênio assinado com o Governo do Amazonas, em novembro do ano passado. No mesmo período, foi iniciada a triagem dos pacientes encaminhados pelo Complexo Regulador. A programação de mutirões começou em novembro e segue até fevereiro.
Nayara Maksoud informa ainda que, além da intensificação, 12.049 cirurgias de catarata foram realizadas de janeiro a outubro de 2024, nas unidades de saúde, conforme os dados disponibilizados pelo DataSUS. Os meses de novembro e dezembro ainda não foram computados no sistema.
Considerada uma das principais causas de cegueira no mundo, a catarata afeta principalmente idosos, a partir dos 60 anos. O aposentado Jucelino Tavares, de 68 anos, também atendido na programação de mutirões da Secretaria de Saúde do Estado, realizou o procedimento em dezembro, e se emocionou ao voltar a enxergar bem novamente.
“Estou transbordando de alegria. A cirurgia foi tranquila, rápida, e agora é só focar na recuperação, para voltar a fazer as minhas coisas sem precisar de ajuda de ninguém. O Governo do Amazonas está de parabéns por nos proporcionar um momento como este”, disse ele, após operar o olho direito.
Iraildes Silva, de 64 anos, retirou a catarata do olho direito e parabenizou a equipe médica. “Essa iniciativa é muito importante para pessoas como eu, que não têm condições de arcar com um procedimento particular, porque é caro. Com certeza, minha vida vai mudar, vou voltar a ler e fazer outras coisas que tanto gosto”, afirmou.